Moeda japonesa cai para o nível de 151 ienes em relação ao dólar
A moeda japonesa chegou perto de seu ponto mais baixo em 33 anos em relação ao dólar na terça-feira, atingindo 151,74 ienes frente à dos Estados Unidos durante o horário de negociações de Nova York.
A queda do iene ocorreu depois que os líderes do Banco do Japão encerraram uma reunião de políticas de dois dias na terça-feira. O presidente da instituição, Ueda Kazuo, anunciou que o banco será mais flexível em sua política monetária. No entanto, ele não disse quando os formuladores de políticas poderão intervir.
O Banco do Japão vem mantendo as taxas de juros de curto prazo em menos 0,1%, mesmo quando o Banco Central dos Estados Unidos as elevou para mais de 5%. A queda do iene indica que investidores não estão convencidos de que o Banco do Japão possa começar a reduzir essa diferença.
Autoridades do Ministério das Finanças do Japão revelaram que não intervieram quando o iene caiu, há algumas semanas, para 150 por dólar. Investidores consideraram isso como uma indicação para vender a moeda japonesa novamente.
Edward Al-Hussainy, analista sênior da Columbia Threadneedle Investments, afirmou que a falta de intervenção do Banco do Japão é “extremamente lucrativa” e “inclinada a favor do dólar”.
Ele acrescentou que não ficaria surpreso ao ver a moeda japonesa cair para o patamar de 155 ienes, e que se a queda aumentar, diz que poderá haver intervenção por parte de autoridades do Japão.
FONTE: NHK PORTUGUÊS