Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul já encaminhou mais de 2.500 pedidos de exames
Ação envolve toda rede municipal, inclusive com plantões intensivos de atendimento, para intensificar cuidado de prevenção e de diagnóstico precoce de câncer e doenças cardiovasculares
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das equipes técnicas da Saúde da Mulher e da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde, mantém ativas as ações da ‘Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul – Juntos Nessa Causa’. De forma unificada, toda a rede municipal de saúde vem promovendo orientações, “rodas de conversa” e incentivo à busca por diagnóstico clínico precoce para câncer de mama, de próstata e de doenças cardiovasculares.
Em todas as 54 unidades de saúde foram realizadas ações com seus públicos de atenção primária, como nos centros de especialidades, núcleos e prontos-socorros, levando a mensagem a todos os pacientes em atendimento. Também foram realizadas um intensivo de consultas no período noturno, com plantão especial na unidade do Programa Melhor Horário (Nova Marília). Todos ofereceram diagnóstico clínico precoce para câncer de mama e de colo de útero, com atendimento para abertura de pedidos de exames de papanicolau (para prevenção ao câncer de cólon de útero) e de mamografia (para verificar se precisa e já encaminha pedido).
Ainda com dados parciais do atendimento de incentivo ao diagnóstico precoce durante o mês de outubro nas unidades de saúde (de 1 a 30 de outubro), foram realizadas 1.580 coletas e encaminhamentos para o exame de papanicolau e 776 indicações e encaminhamentos de pedido de exame de mamografia. Já nas três noites de plantão especial de consultas do Melhor Horário, nos dias 23, 25 e 26 de outubro, foram 100 coletas e encaminhamentos para o exame de papanicolau e 74 pedidos de mamografia.
A campanha ainda promoveu também uma parceria especial com a Vice-Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados e os Supermercados São Francisco, com duas lojas na cidade, uma na zona sul e outra na zona norte. No dia 28 de outubro levaram o Ônibus da Saúde para o estacionamento da loja da zona sul, na Avenida Durval de Menezes.
Nesta ação de incentivo ao cuidado com a saúde, foram realizadas 223 aferições de Glicemia e Pressão Arterial, 230 orientações sobre dengue e escorpião, 39 pedidos de mamografia, 23 coletas de papanicolau, 48 exames bucais preventivos, 40 pedidos de exame PSA/próstata e 23 aplicações da vacina covid e influenza.
Em novembro, a campanha e as ações continuam e se repetem. Tanto o intensivo de consultas noturnas no Melhor Horário como o Ônibus da Saúde (desta vez na loja da Zona Norte) e o trabalho em todas as unidades da rede municipal.
“A saúde pública é um trabalho permanente, que tem em campanhas temporárias, uma forma de intensificar esse trabalho que já ocorre o ano todo, mas que ajuda a despertar a atenção da população e promover dessa forma melhores resultados desse cuidado, antecipando diagnósticos, instruindo e orientando a população a manter hábitos saudáveis e a atenção com a saúde”, declarou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.