Atividades na Santa Casa de Marília enfatizam ‘Qualidade como Potencial Competitivo’
A Semana da Qualidade da Santa Casa de Marília teve sua abertura realizada na tarde deste dia 6 de novembro, no salão de reuniões da instituição. O tema central do evento este ano é “Qualidade como Potencial Competitivo”.
Representantes da Direção da Santa Casa de Marília estiveram na atividade inicial da Semana da Qualidade e ao lado da coordenação do setor de Qualidade e Segurança do Paciente do hospital mencionaram a importância deste trabalho para que os processos sejam seguidos da maneira adequada e os resultados possam ser obtidos em melhorias contínuas, refletindo diretamente na assistência ao paciente.
Após as explanações de abertura, os analistas de qualidade do hospital, Felipe dos Santos Roma e Isabela Cristina Santos, destacaram “Melhoria Continua: Teoria e Case do Hospital”.
O evento segue neste dia 7 de novembro (terça-feira), com palestra, a partir das 8h, ministrada pelo gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa de Marília, Kedman Elliaquim, focando o tema central da Semana: “Qualidade como Potencial Competitivo”. Às 13h30, também deste dia 7, é a vez do superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo e da coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do hospital, Flávia Lima salientarem “Auditorias Internas: Estratégias e Oportunidades de Melhorias na Unidade de Urgência e Emergência (Pronto Saúde)”. Às 15h30, o mesmo tema será abordado pelos mesmos palestrantes, mas com foco para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto e Neonatal, além da Unidade de Recuperação Cardiológica (REC).
Dia 8 de novembro (Quarta-feira), às 8h, a enfermeira Thais Marcondes Silveira Navarro e a biomédica Samara Carvalho Marzola de Oliveira, ambas do setor de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente da Santa Casa de Marília, vão comentar sobre o tema “Qualidade na Prestação de Serviços em Saúde”. Às 19h30, o assunto “Auditorias Internas: Estratégias e Oportunidades de Melhorias no Bloco Operatório (Centro Cirúrgico, CME, Endoscopia)” será tratado pelo superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo e pela coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do hospital, Flávia Lima.
No Dia Mundial da Qualidade (9 de novembro, quinta-feira), às 8h, o tema “Qualidade na Prestação de Serviços em Saúde” vai ser explanado pela enfermeira Thais Marcondes Silveira Navarro e pela biomédica Samara Carvalho Marzola de Oliveira, ambas do setor de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente da Santa Casa de Marília. Às 10h, os analistas de qualidade do hospital Felipe dos Santos Roma e Isabela Cristina Santos ministram palestra sobre “Melhoria Continua: Teoria e Case do Hospital”. Às 13h30, “Auditorias Internas: Estratégias e Oportunidades de Melhorias nas Unidades de Internação” será o tema exposto pelo superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo e pela coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do hospital, Flávia Lima.
A Semana da Qualidade tem o objetivo de intensificar a “cultura da qualidade” na instituição através do envolvimento de todos os funcionários, parceiros, diretores e corpo clínico. Além das palestras e oficinas, estão sendo realizados sorteios de brindes.