Ouvidoria do Município registra 2.341 manifestações da população em quatro meses; quase 20 por dia
No segundo quadrimestre de 2023 foram registradas 1.558 críticas de assuntos gerais, 624 críticas da área da saúde e 159 pedidos de informações
A Ouvidoria Geral do Município de Marília divulgou neste mês o relatório de atuação no segundo quadrimestre de 2023 (maio a agosto), contabilizando uma média diária de 19,5 queixas da população contra a Prefeitura de Marília, num total de 2.341 manifestações, sendo 1.558 de assuntos gerais, 624 da área da saúde e 159 pedidos de informações. A Prefeitura Municipal de Marília oferece diversos canais de atendimento da Ouvidoria.
A população pode indicar sugestões de serviços, criticar atuação de profissionais ou reclamar de omissões do município pelo site https://marilia.1doc.com.br/atendimento; pelo telefone 0800-7766111, pelo Whatsapp 3402-6000 (opção 10), por email: ouvidoria@marilia.sp.gov.br, ou de forma presencial, na sede da Ouvidoria, na Rua Quatro de Abril, 41 – Praça Saturnino de Brito.
A Ouvidora Geral do Município, Miriam Jakeline Alves, em seu relatório de trabalho, explica que o atendimento a queixas da população é uma obrigação da Prefeitura Municipal de Marília, determinada e regulamentada pela Lei complementar nº 678/2013,
que tem por finalidade supervisionar e executar as atividades de atendimento, recepção, encaminhamento das manifestações recebidas junto aos órgãos entidades da Administração Direta e Indireta do Município e resposta às questões formuladas pelo cidadão.
“As manifestações recebidas são classificadas, registradas e respondidas. Os tipos de manifestações são sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informações”, cita Miriam no relatório.
Na filtragem de manifestações apontada no relatório quadrimestral, nas reclamações de assunto em geral, o que mais foi requisitado pela população foi a capinação de terrenos baldios, que abandonados por seus donos, se transformam em lixões ao ar livre por toda a cidade. Foram 127 queixas idênticas neste sentido.
Em segundo lugar nas reclamações gerais vem o pedido de tapa-buraco na rua, evidenciando a incapacidade do município em manter o piso asfáltico em boas condições em diversos pontos da cidade. Foram 96 queixas idênticas, pedindo recuperação do asfalto. A terceira reclamação mais frequente é a de perturbação do sossego, causada por barulho alto de vizinhos ou estabelecimentos comerciais. Foram 69 queixas idênticas.
Na área da saúde, a maior reclamação é por falta de recursos humanos (profissionais) nas unidades de atendimento (134) queixas, seguido de falta de insumos de saúde (21 reclamações por falta de fraldas e 16 por falta de esparadrapo).
FONTE: JC MARILIA