Janela Para o JapãoNotícias

Japão amplia auxílio a pacientes da Covid longa seis meses depois de rebaixar a doença

O governo central e os de províncias e municípios do Japão estão ampliando a assistência prestada a pessoas que sofrem de efeitos colaterais prolongados do coronavírus — a chamada Covid longa.

Seis meses atrás o Japão rebaixou a Covid-19 para a categoria 5, mesmo grupo da gripe sazonal — influenza. Embora seu número esteja diminuindo, muitos pacientes relatam sintomas persistentes — entre os quais fadiga, incapacidade de concentração, queda de cabelo e comprometimento do olfato e do paladar.

A Organização Mundial da Saúde define a condição pós-Covid-19 — Covid longa — como sintomas que duram mais de dois meses e não podem ser explicados por outros diagnósticos.

Uma comissão de especialistas que assessora o governo do Japão anunciou, em setembro, que, em três municípios japoneses que pesquisou, entre 10% e pouco mais de 20% dos adultos infectados com o coronavírus relataram persistência dos sintomas por mais de dois meses.

A Covid longa pode incapacitar as pessoas de trabalhar ou frequentar escolas e impactar seriamente o seu cotidiano.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social está oferecendo até março pagamento adicional por atendimento de saúde para estabelecimentos médico-hospitalares que tratem destes pacientes.

Os governos provinciais publicam listas on-line dos estabelecimentos. No fim de outubro, cerca de 9 mil instituições em todo o país atendiam pacientes da Covid longa.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *