Japão vai criar fundo de 1 trilhão de ienes para estimular empreendimentos espaciais no país
O governo do Japão decidiu criar um fundo que prevê gastos de 1 trilhão de ienes — o equivalente a 6,6 bilhões de dólares — ao longo de dez anos para impulsionar empreendimentos relacionados ao setor espacial no país. A administração do fundo caberá à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa).
A competição global na exploração espacial vem se intensificando, com a participação de várias empresas particulares, como a SpaceX, de Elon Musk.
O Fundo de Estratégia Espacial tem o fim de concretizar a meta do governo de duplicar, até o início da década de 2030, o mercado nacional relacionado ao setor espacial, dos cerca de 26 bilhões de dólares atuais para 52 bilhões de dólares.
O governo pretende conceder financiamentos para empresas, universidades e outras entidades em apoio ao desenvolvimento da tecnologia espacial.
Com período de financiamento de dez anos, que distribuirá os gastos ao longo de vários anos fiscais, o governo quer incentivar a participação de empresas ou outras entidades por meio de auxílio em grande escala e de longo prazo.
O governo deverá decidir os temas dos projetos, sob uma estratégia de tecnologia espacial a ser elaborada até o fim do atual ano fiscal. Com base nos temas, a Jaxa selecionará candidatos qualificados para o recebimento de subsídios e outras formas de assistência.
FONTE: NHK PORTUGUÊS