Janela Para o JapãoNotícias

Novo medicamento para obesidade terá cobertura do “shakai hoken” e de outros seguros públicos no Japão

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão decidiu incluir o medicamento para obesidade Wegovy na cobertura do “shakai hoken” e de outros seguros de saúde públicos a partir de 22 de novembro, informou o jornal Yomiuri na quarta-feira (15).

Esta decisão, aprovada pelo Conselho Central de Seguros Sociais e Medicina, marca a introdução de um novo medicamento para obesidade após cerca de 30 anos, expandindo as opções de tratamento.

O medicamento, desenvolvido pela gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk Pharma, foi aprovado em março deste ano e é administrado por injeção semanal no abdômen.

O preço do medicamento varia de 1.876 a 10.740 ienes por dose, dependendo da quantidade.

O Wegovy não é destinado a pessoas obesas em geral, mas sim àquelas diagnosticadas com tipos de obesidade grave que também têm condições como hipertensão, dislipidemia ou diabetes tipo 2, e não obtiveram sucesso com dieta e exercícios.

O medicamento é restrito a pessoas com um índice de massa corporal (IMC) de 35 ou mais, ou de 27 ou mais com algum distúrbio de mobilidade.

Especialistas, incluindo Kotaro Yokote, presidente da Sociedade Japonesa de Obesidade e professor da Universidade de Chiba, alertam sobre o uso inadequado do medicamento, que pode causar problemas de saúde como hipoglicemia se usado por pessoas não elegíveis.

A Associação Médica do Japão expressou preocupações significativas, observando que medicamentos semelhantes para diabetes têm sido usados ​​indevidamente para fins estéticos e de emagrecimento.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *