VariadosVariedades

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O projeto foi elaborado coletivamente entre a direção, a coordenação e docentes do colégio Instituto Educacional Sagrada Família (IESF).

A Diretora do colégio Lilian acolheu e incentivou o desenvolvimento desse projeto na comunidade escolar pela importância do tema visando a conscientização dos estudantes da instituição.

A coordenadora Cristiane frisou que aproveitar essas datas para desenvolver e implementar o Projeto Pedagógico da escola é fundamental, pois vem ao encontro de nosso objetivo que é formar pessoas cidadãs e conscientes de seu papel na sociedade.

A professora Josiane responsável em articular com os demais docentes as atividades desenvolvidas pelos estudantes lembra que esse projeto foi uma construção interdisciplinar em que os demais professores nas diversas áreas do conhecimento puderam trazer esse tema visando promover atividades que permitisse a participação, a reflexão e o protagonismo dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto.

Assim sendo, nessa sexta-feira com o encerramento do projeto a escola realizou palestras e oficinas com os estudantes visando aprofundar as reflexões sobre o tema Consciência Negra.

Nesse dia os estudantes tiveram palestras promovidas pela arquivologista e líder comunitária Oziane que trouxe uma reflexão sobre as desigualdades sociais inclusive desenvolvimento o tema do cooperativismo e o meio ambiente, assunto desenvolvido pelo Professor Emerson em Ciências no sexto ano do ensino fundamental. Além da palestra foi apresentada a relação do trabalho de artesanato com a questão de geração de renda por meio de materiais reciclados. Ainda nesse contexto os estudantes puderam realizar uma oficina da Boneca Abayomi, símbolo importante para a reflexão do tema.

Os estudantes também tiveram a oportunidade em participar da palestra do Professor e Fotojornalista Marcelo Sampaio que juntamente com os estudantes proporcionou momentos importantes para a reflexão e compreensão da necessidade de se dialogar sobre esse tema na sociedade.

Encerrando as atividades a etilista e apresentadora de TV Rosana Germano, fez uma roda de conversa refletindo com os alunos a questão dos significados das roupas e turbantes na cultura africana, os alunos interagiram e ao final puderam participar de uma oficina de turbantes onde refletiram sobre a relação da vestimenta e os significados culturais vindos da África e que hoje fazem parte da cultura brasileira.

A direção da escola agradece a participação e envolvimento dos docentes, dos professores, dos estudantes e dos palestrantes que puderam na manhã dessa sexta-feira proporcionar um momento importante de reflexão sobre valores importantes para o viver bem em sociedade que é o respeito, o diálogo e a empatia entre os membros da comunidade escolar.

O Instituto Educacional Sagrado Família está localizado na rua: 15 de novembro 1466, e lembra que estão abertas as matrículas para 2024, caso tenham interesse entre em contato pelo telefone (14) 99634-2376 e falar com a Cristiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *