Janela Para o JapãoNotícias

Promotores de Tóquio questionam grupos políticos de facções do Partido Liberal Democrático sobre relatórios financeiros

A NHK obteve informações indicando que promotores de Tóquio estão interrogando pessoas das organizações políticas de cinco facções do Partido Liberal Democrático, principal sigla situacionista, por alegações de subnotificações de receitas em relatórios de fundos políticos.

Segundo a fonte, promotores iniciaram interrogatórios em caráter voluntário após receberem uma queixa de um professor universitário. O professor alegou que as organizações deixaram de relatar um total próximo de 40 milhões de ienes, ou cerca de 267.000 dólares, em fundos políticos durante quatro anos, até 2021.

A denúncia indica que os controladores financeiros das cinco facções teriam violado a Lei de Controle de Fundos Políticos.

Esta legislação requer que as organizações políticas registrem em seus relatórios financeiros os nomes de indivíduos ou entidades que pagam mais de 200.000 ienes, ou cerca de 1.340 dólares, em festas para arrecadação de recursos, assim como o registro dos respectivos valores pagos.

De acordo com a queixa, os cinco grupos políticos não relataram as receitas com a venda de ingressos para festas, em montantes variando entre cerca de 2 milhões de ienes e cerca de 19 milhões de ienes.

Os promotores provavelmente vão investigar como os relatórios de fundos políticos foram elaborados, assim como o fluxo de dinheiro em torno das festas de arrecadação de recursos organizadas pelas facções.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *