Janela Para o JapãoNotícias

Japão vai definir novas diretrizes para consumo de álcool; saiba qual é a quantidade adequada

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão reuniu especialistas na quarta-feira (22) para finalizar um esboço das “Diretrizes para o Consumo de Álcool”, buscando orientar a população sobre a quantidade adequada de álcool a ser consumida, informou a emissora NHK.

Essas diretrizes enfatizam a importância de medir o consumo em termos de “quantidade de álcool puro” (純アルコール量), que é considerado um indicador mais preciso do impacto do álcool no corpo do que simplesmente o número de bebidas consumidas ou a graduação alcoólica.

A “quantidade de álcool puro” pode ser calculada multiplicando-se a graduação alcoólica da bebida, a quantidade consumida e o peso específico do álcool, que é 0,8. Por exemplo, se alguém bebe 500 ml de uma cerveja com 5% (0,05) de álcool, a quantidade de álcool puro é de 20 gramas (500 x 0,05 x 0,8 = 20).

As diretrizes sugerem que para os homens, consumir mais de 40 gramas e para as mulheres, mais de 20 gramas de álcool puro por dia, aumenta o risco de doenças relacionadas ao estilo de vida.

Além disso, tanto homens quanto mulheres devem evitar consumir mais de 60 gramas de álcool puro em uma única ocasião, devido ao risco de intoxicação alcoólica aguda.

Embora alguns fabricantes de bebidas alcoólicas já estejam indicando a “quantidade de álcool puro” em seus produtos, isso ainda é limitado a apenas alguns itens. O Ministério espera que as novas diretrizes ajudem a promover o uso dessa medida como um padrão para o consumo responsável de bebidas.

RISCO DE DOENÇAS

As diretrizes também destacam como o consumo de álcool influencia a possibilidade de desenvolver várias doenças.

Por exemplo, o risco de acidente vascular cerebral aumenta para homens que consomem mais de 300 gramas e mulheres que consomem mais de 75 gramas de álcool puro por semana.

Já a hipertensão pode ser desencadeada por qualquer quantidade de álcool.

Além disso, o risco de câncer aumenta com o consumo de álcool: para câncer de estômago, qualquer quantidade para homens e mais de 150 gramas por semana para mulheres; e para câncer colorretal, mais de 150 gramas por semana para ambos os sexos.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *