Santa Casa de Marília realiza campanha de prevenção de lesão por pressão
A Santa Casa de Marília realiza nesta semana uma campanha de prevenção de lesão por pressão em diversos setores do hospital. Caixinha de perguntas estão sendo levadas aos profissionais da área assistencial e as respostas são discutidas pela equipe que promove a ação.
Na semana passada, cartazes foram deixados nas enfermarias e nas UTIs (Unidades de terapia Intensiva) para os colaboradores passarem sugestões sobre prevenção de lesão por pressão.
O Time de Prevenção de Lesão por Pressão da Santa Casa de Marília coordena as atividades em alusão à data, este ano celebrada em 16 de novembro.
A lesão por pressão acontece na pele, em regiões de proeminências ósseas ou devido ao uso de algum dispositivo, em pessoas que têm algum grau de limitação de movimentação na cama, na cadeira ou outra superfície, e por ficarem muito tempo na mesma posição com pressão.
Este tipo de lesão já foi chamado de “escara”, úlcera de decúbito e úlcera de pressão, depois úlcera por pressão. O nome atual é lesão por pressão, pois nem todas têm a aparência de uma ferida (úlcera).
Este ano, a enfermeira Maria Aparecida Cauneto se caracterizou de “Escarete”, personagem criada para trazer um clima de descontração no momento da abordagem do assunto.
As orientações estão sendo passadas aos colaboradores da instituição com o intuito de conscientizá-los sobre as condutas adequadas.
A maneira correta de mudança de decúbito a cada três horas é uma medida importante. Uso de colchão pneumático, hidratação da pele, uso de filme transparente, elevação calcânea e troca de fralda sempre que necessário são outras ações que podem fazer a diferença.