Kishida ordena que partido discuta redução de imposto sobre combustíveis
O primeiro-ministro Fumio Kishida ordenou que seu Partido Liberal Democrático (PLD) mantenha discussões com outros partidos sobre a possibilidade de corte temporário no imposto sobre combustíveis, publicou a Jiji Press.
O chefe político do PLD, Koichi Hagiuda, deve manter conversações com os seus homólogos do Komeito, o parceiro de coligação do PLD, e do Partido Democrático para o Povo (PDP), da oposição, sobre a possibilidade de suspender o congelamento da chamada cláusula desencadeadora para permitir o corte de impostos.
A orientação veio depois que o líder do PDP, Yuichiro Tamaki, exigiu o levantamento do congelamento em uma reunião parlamentar na quarta-feira.
Tamaki quer remover o congelamento depois que os subsídios destinados a reduzir os preços do petróleo para combustíveis expirarem no final de abril do próximo ano.
Em resposta, Kishida disse que a coligação governante e o DPFP irão considerar a possibilidade de suspender o congelamento.
Kocihi Hagiuda disse para a imprensa que está disposto a considerar uma ampla gama de opções que podem substituir os subsídios.
Alguns responsáveis do governo e da coligação governamental continuam cautelosos quanto à remoção do congelamento da cláusula desencadeante. As três partes não conseguiram chegar a acordo sobre o assunto quando o discutiram anteriormente, em março do ano passado.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE