Janela Para o JapãoNotícias

Comício em Tóquio pede ação do governo para trazer de volta os sequestrados pela Coreia do Norte

Parentes de cidadãos japoneses que foram sequestrados pela Coreia do Norte décadas atrás pediram novamente ao governo do Japão para tomar ações e que a Coreia do Norte permita que os pais idosos dos sequestrados os vejam novamente.

Os parentes e seus apoiadores realizaram uma manifestação no centro de Tóquio no domingo. Cerca de 800 pessoas participaram, incluindo o primeiro-ministro Kishida Fumio.

O Japão diz que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 80. Cinco foram repatriados após uma cúpula bilateral em 2002. Os outros 12 permanecem desaparecidos.

Yokota Takuya, que lidera um grupo de famílias de sequestrados, falou no evento. Ele é irmão de Yokota Megumi, que tinha 13 anos quando ela foi sequestrada em 1977.

Yokota pediu ao governo que faça um esforço total e mantenha conversações diplomáticas com a Coreia do Norte para que uma tragédia semelhante não aconteça novamente e que todos os sequestrados possam voltar para casa. Ele disse que é uma questão de vida ou morte.

Kishida disse em maio que queria iniciar conversações de alto nível sob sua supervisão direta com o objetivo de realizar uma cúpula com a Coreia do Norte o mais rápido possível.

Mas não houve nenhum progresso visível desde então. Os parentes estão ficando cada vez mais desesperados, pois sentem que resta pouco tempo.

A manifestação adotou uma resolução pedindo ao governo que consiga o retorno imediato de todos os sequestrados e exorte Pyongyang a fazer o que for necessário para que isso aconteça.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *