Pesquisa mostra que 68% dos japoneses confiam nos meios de comunicação
Uma pesquisa realizada pelo SmartNews Media Research Institute revelou que 68% dos japoneses confiam nos meios de comunicação de massa, como jornais e emissoras de televisão, noticiou o jornal Yomiuri.
A pesquisa realizada em nível nacional – divulgada na sexta-feira (24) – analisou a situação no Japão sobre a divisão da sociedade causada por diferenças em posições políticas e outros fatores.
Entre os que disseram confiar nos meios de comunicação de massa no Japão, quase não houve diferença nos percentuais entre conservadores e liberais. Nos Estados Unidos, por exemplo, os níveis de confiança nos meios de comunicação de massa variam muito de acordo com o partido político.
O levantamento foi feito por correio no mês de março, abrangendo 4.460 pessoas com idades entre 18 e 79 anos, com 1.901 entrevistados dando respostas válidas.
Ao serem questionados se confiam nos meios de comunicação social na cobertura de forma adequada, precisa e justa, 69% dos conservadores, 67% dos liberais e 70% dos intermediários disseram que confiam nos meios de comunicação social.
Nos Estados Unidos, esses índices variam conforme o partido político. Por exemplo: 70% dos apoiantes democratas confiam nos veículos comunicação, enquanto apenas 14% dos apoiantes republicanos, da oposição hoje, deram a mesma resposta em uma pesquisa feita em setembro de 2022 pela Gallup.
O professor Tetsuro Kobayashi, da Universidade Waseda, que é especializado em psicologia social, comentou: “O declínio na qualidade da cobertura mediática no Japão é menos evidente em comparação com os Estados Unidos. Os resultados também mostraram que o público, os destinatários da informação, não estão tão divididos nas suas posições políticas como nos Estados Unidos. Esses fatores se refletiram nos resultados.”
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE