Okinawa Santa Maria celebra seu Jubileu de Ouro com seus associados e convidados
No último dia 15, feriado da Proclamação da República, a Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria celebrou com grande entusiasmo o seu Jubileu de Ouro, comemorando 50 anos de história, desafios superados e conquistas. Associados e colaboradores se reuniram na sede da Associação para uma cerimônia especial, seguida por um almoço de confraternização e apresentações artísticas e culturais de Okinawa.
A abertura oficial foi anunciada por Gerson Teruya, primeiro secretário da gestão 2022/2023, que destacou a oportunidade de vivenciar a história da Associação através do livro comemorativo dos 50 anos.
O presidente da Associação, Marcos Seiki Teruya, expressou sua gratidão aos ex-presidentes além de ressaltar a importância da união entre os kaikan. “Com toda essa garra dos nossos ex-presidentes, nós conseguimos chegar hoje uma Associação bonita, repleta de associados, amigos e muitos presidentes de kaikans que nós consideramos irmãos. Kaikans que nós aprendemos, nós trocamos ideias, tomamos uma cervejinha, um whisky, tomamos uma água e procuramos, principalmente, um ajudar ao outro. Durante todos esses anos, a gente buscou fazer esse desafio juntos”, comentou o presidente, que também agradeceu a presença das autoridades, em especial ao vereador Paulo Frange, que homenageou a Associação na Câmara Municipal no mês anterior.
Sergio Takeshi Takara, presidente da comissão organizadora, compartilhou a importância do kaikan para a comunidade, destacando a união de mais de 150 associados. Ele agradeceu a todos os envolvidos na organização da festa.
Seinenkai – O evento que teve uma participação ativa dos jovens, não podia faltar com os cumprimentos da presidente do seinenkai (departamento de jovens da Associação). Miwa Teruya parabenizou o kaikan pelos 50 anos e enfatizou a importância da participação dos jovens nos eventos organizados pelo kaikan Santa Maria, como oportunidade de “fazer novas amizades” e “grandes aprendizados”.
Presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) e Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), Ristutada Takara, que também foi presidente do Okinawa Santa Maria, não pôde estar presente, mas enviou sua mensagem de felicitação através do vice-presidente Tério Uehara. “Mesmo a distância, venho acompanhando o crescimento de participantes no departamento dos jovens e até crianças, que no futuro breve veremos a formação de novos líderes jovens, para que o protagonismo seja deles, não só por possível domínio da tecnologia, mas por entender que eles são o futuro na divulgação da arte e cultura de Okinawa”, dizia a mensagem, reconhecendo a participação ativa dos jovens no Okinawa Santa Maria.
União – O vereador Paulo Frange, em seu discurso, elogiou a reputação da Associação Okinawa e destacou a importância de aprender com seus exemplos de boa política e continuidade. Ele expressou sua admiração pela presença unida dos ex-presidentes no evento (de 14 ex-presidentes convidados, 13 estiveram presentes), relatando que “isso é a primeira vez que vejo na minha vida e tenho quase 30 anos de atividade pública”.
A cerimônia incluiu homenagens aos ex-presidentes, aos associados com mais de 85 anos (keirosha) e o descerramento da placa comemorativa dos 50 anos. O evento culminou com o corte do bolo, brinde conduzido por Akeo Yogui, e uma programação artística que encantou os presidentes, destacando a riqueza da cultura de Okinawa.
(Lika Shiroma)