Toyota suspende produção de Voxy e Noah no Japão por problema de certificação
A Toyota Motor suspendeu na segunda-feira (27) a produção das minivans Voxy e Noah na fábrica de Fujimatsu, em Kariya (Aichi), por problemas de certificação, informou a agência de notícias Jiji Press.
A montadora disse que esses dois modelos voltarão a ser produzidos normalmente na quarta-feira (29).
A suspensão ocorreu após a descoberta de irregularidades na aplicação para aprovação do sistema de certificação do Ministério dos Transportes, necessário para a produção e venda desses dois veículos.
A irregularidade está relacionada a uma aprovação para a coluna de direção fornecida pela empresa JTEKT, uma grande fabricante de autopeças afiliada da Toyota, para os veículos Noah e Voxy.
A produção dos modelos Alphard e Vellfire, que são fabricados na mesma linha na fábrica de Fujimatsu, também está sendo afetada.
Um porta-voz da Toyota confirmou que a produção do Noah e do Voxy foi interrompida, dizendo que era “para verificar alguns processos”. Os detalhes não foram revelados pela montadora.
O Noah e o Voxy foram lançados em 2001, e a quarta geração dos modelos começou a ser vendida em janeiro de 2022.
No ano fiscal de 2022, o Noah foi o oitavo veículo mais vendido no Japão (excluindo veículos leves), com 73.134 unidades, e o Voxy foi o nono, com 70.529 unidades.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE