COLÔNIA PINHAL, UMA PARTE DA IMIGRAÇÃO JAPONESA POUCO CONHECIDA
O ano era 1962,54 anos já haviam se passado desde que o Kasato Maru chegara ao Brasil no dia 18 de junho de 1908.
Naquele ano de 1962, três famílias oriundas de Fukui (localizada na região Chubu) emigram para o Brasil, através da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), a região tem um clima propício a produção de frutas (uva, caqui, pera, sendo que a uva Itália é a maior fonte de renda.)
Ao longo dos anos outras famílias de várias províncias, totalizando 54 famílias.
No ano de 1963 ocorre a formação da primeira diretoria da colônia, e no ano de 1964, é aberta a Escola Brasileira Primaria que tinha como professora Lumy Yamazoe, neste ano também ocorreu o início as atividades da Escola Japonesa, que tinha como professora a senhora Miyuki Muto.
O primeiro governador da província de Fukui a visitar a colônia foi o senhor Enzo Kita, e é nesse mesmo ano ,1965, que ocorre o 1º UNDOKAI na colônia.
No ano de 1971, ocorre uma importante mudança na colônia, com apoio da JICA que arca com 50% dos custos a luz elétrica finalmente chegou até a colônia.
No ano de 1978 um outro politico da província de Fukui visita a colônia, dessa vez é o senhor Yukio Kurita, na festa dos 70º aniversario da imigração japonesa ao Brasil.
Já no ano de 1980, Fukui ajuda na construção do novo prédio do Kaikan da associação.
Foi no ano de 1983 que ira ocorrer a emancipação da Colonia Pinhal(as terras da JICA foram transferidas para os moradores).
Entre os anos de 1992 e 1997 vai ocorrer a inaugurarão do Jardim da Amizade entre Takefu e São Miguel Arcanjo (aonde fica a colônia) e ocorre então nesse período a instalação da Escola Modelo de Linguá Japonesa.
Os tambores de TAIKO ecoarão pela primeira vez no ano de 2003,formado por alunos da Escola Modelo de Linguá Japonesa.
Em 2008 no centenário da imigração japonesa ao Brasil foi inaugurdo o Torii (portal vermelho) na entrada da Colonia Pinhal, seu custo foi dividido entre o Senhor Amano(50%) e o restante divididos entre os moradores da colônia.
Dos anos de 2008 até 2013 várias benfeitorias e eventos ocorreram na colônia, como a construção da cobertura entre o Kaikan e o Ginásio, com 80% das obras custeadas senhor Amano e os 20% restantes pelos moradores.,e no mesmo ano de 2013 o senhor Kohei Kida, realizou o1º Festival de Néspera.
No ano de 2014 Hishodaiko representante do time de wadaiko e participou do Campeonato Júnior de Taiko, no Japão ficando em 5º lugar e trazendo Premio Amizade Internacional.
No ano de 2015, o famoso cantor japonês Hiroshi Itsuki visitou a colônia, (um dos maiores sucessos do cantor é a música Kampai)
Em 2016, o grupo Hisho Daiko ficou em 3º lugar no Campeonato Júnior de Taiko realizado no Japão.
No próximo triênio de 2017 ao ano de 2020, será inaugurada uma torre de telefonia (VIVO),inauguração da iluminação da do Kaikan até a biblioteca(feita pela PMSMA)e também ocorreu a inauguração da Unidade Básica de Saúde ” Norio Yamada”.
Entre os anos de 2020 até 2023, muitos fatos ocorrerão que marcarão para sempre a história da Colonia Pinhal, essa página tão pouco conhecida da imigração japonesa, não somente em São Paulo, mas no Brasil.
No ano de 2022 é comemorado o 40º aniversario da escola Massanori Karasawa, e em 2023 são festejados o 60º aniversario da Colonia Pinhal, presidida pelo senhor Shunji Nishikawa
AGRADECIMENTOS:
A produção desse texto se fez possível graças a colaboração do senhor Wilson Ikegami, da Associação Cultural Fukui, e da senhora Harue HiAriga (FOTOS)
Através deles tive acesso a documentos e fotos, além de informações orais.
Tomei conhecimento da Colonia Pinhal (Fukui Mura) através de uma agência de notícias japonesa a Kyodo News, e isso me despertou a vontade de pesquisar sobre esse lugar.