Painel do Ministério da Saúde do Japão endossa o uso de vacina contra a Covid-19 da Daiichi Sankyo
Um painel do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão afirmou que uma vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Daiichi Sankyo pode ser usada para inoculações no país. Esta seria a primeira vacina contra a Covid-19 desenvolvida no Japão disponível para uso prático.
O painel de especialistas realizou uma reunião na segunda-feira. Eles disseram ter confirmado a eficácia da vacina e que não têm sérias preocupações com sua segurança.
Em setembro, a empresa farmacêutica japonesa solicitou a aprovação do inoculante contra a subvariante Ômicron XBB.1.5 do coronavírus.
Autoridades dizem que ele será enviado para municípios de todo o país já em dezembro, após obter a aprovação formal do Ministério da Saúde.
O Japão tem usado vacinas desenvolvidas por empresas estrangeiras como a Pfizer e a Moderna. O inoculante anterior da Daiichi Sankyo, que tinha como alvo o tipo convencional de cepa do coronavírus não foi usado para inoculações, apesar de ter sido aprovado em agosto.
Anteriormente, o ministério declarou ter concordado em adquirir 1,4 milhão de doses da vacina adaptada ao XBB.1.5 da Daiichi Sankyo, depois de dar sinal verde ao plano da empresa de fabricá-la e vendê-la.
FONTE: NHK PORTUGUÊS