Avião militar dos EUA com oito a bordo cai perto da costa do Japão
Uma aeronave militar americana Osprey com oito pessoas a bordo caiu em águas da região sudoeste do Japão. Foi confirmada a morte de um dos ocupantes do aparelho. Esforços de resgate são feitos pela Guarda Costeira do Japão.
O acidente ocorreu pouco antes das 15 horas de quarta-feira, perto da Ilha Yakushima.
De acordo com uma testemunha, a aeronave pareceu girar em torno do seu eixo longitudinal em meio ao voo antes de cair verticalmente em direção às águas. A mesma testemunha declarou: “Foi como no chamado voo invertido. Depois de a aeronave virar, um incêndio irrompeu na hélice da asa esquerda. Logo depois, houve uma explosão. Em seguida, caiu continuamente, sem planar.”
A Guarda Costeira do Japão localizou o que pareciam ser destroços da aeronave.
Autoridades do Ministério da Defesa do Japão afirmam que se trata de um Osprey de modelo CV-22 pertencente à Base Aérea de Yokota, dos Estados Unidos, situada em Tóquio. Consideram provável que a aeronave estivesse se dirigindo para a também americana Base Aérea de Kadena, em Okinawa.
Os Estados Unidos passaram a usar os Ospreys no Japão em 2018. Empregado principalmente no transporte de tropas especiais, o modelo CV-22 já esteve envolvido em vários acidentes graves pelo mundo afora. Em 2010, a queda de um Osprey no Afeganistão causou a morte de quatro militares. Em 2012, na Flórida, um acidente que ocorreu em uma missão de treinamento feriu cinco tripulantes.
Em agosto do ano passado, os Estados Unidos suspenderam os voos das aeronaves por questão de segurança — mas os voos acabaram sendo reiniciados.
FONTE: NHK PORTUGUÊS