Livro e evento sobre compras públicas são metas da comissão de sementes e mudas para 2024
AComissão de Sementes e Mudas do Estado de São Paulo (CSM-SP), vinculada à Superintendência de Agricultura e Pecuária (SFA-SP), apresentou os principais resultados de 2023 e planejamento para 2024 na reunião ordinária realizada dia 22, em Piracicaba. Os integrantes visitaram a sede do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), onde conheceram o viveiro de mudas de eucaliptos, além das pesquisas desenvolvidas e laboratórios.
O presidente da CSM-SP, Danilo Kamimura, disse que um e-book está sendo organizado em conjunto com a Comissão de Educação Sanitária de São Paulo (CES-SP) para orientar usuários de sementes e produtores rurais sobre a regulamentação do setor e a necessidade de se comprar sementes legalizadas.
Também está nos planos do grupo um evento sobre compras públicas de sementes e mudas. “A ideia é orientar prefeituras e o Estado sobre as exigências de mudas e sementes legalizadas nos editais que eles preparam”, afirmou.
Em 2023 a CSM-SP promoveu dois workshops que reuniram quase 500 participantes. O primeiro, realizado em março, tratou da legislação envolvendo normas para produção, comercialização e utilização de sementes. Agora em novembro, o foco foi a nova portaria de mudas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que entra em vigor dia 1º de dezembro.
A CSM-SP se reúne ao menos duas vezes por ano. O objetivo da comissão é agregar todos os elos da cadeia de produção de sementes e mudas, desde a pesquisa até o comerciante final, com as diferentes entidades públicas a fim de assessorar o Mapa na formação de normas adequadas à realidade.
FONTE: MAPA