Janela Para o JapãoNotícias

8º Festival de Bon Odori de Vargem Grande Paulista confirma tendência de crescimento

A Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista realizou no último dia 25, em sua sede, a oitava edição do Festival de Bon Odori. Evento que encerra o calendário da Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste) – entidade que agrega mais de 20 associações da região Sudoeste, entre elas, a de Vargem Grande Paulista – o Bon Odori registrou uma tendência de crescimento, conforme destacou o presidente Tsutomu Taniguchi.

Segundo seus cálculos, cerca de mil pessoas prestigiaram o festival este ano, que contou com a participação de associações de Ibiúna, Sorocaba, Capão Bonito, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e Colônia Pinhal, entre outras. “É uma festa que cresce a cada ano”, disse Taniguchi, explicando que, em parte, o sucesso se deve à participação dos não descendentes de japoneses.

“Trata-se de uma tradição japonesa que envolve não só a dança como também gastronomia e os costumes, que são passados através dos quimonos e que envolve toda a sociedade de uma forma geral”, destacou o presidente, acrescentando que a venda de pratos japoneses fica a cargo dos vários departamentos da associação e o valor arrecadado é usado para a manutenção das atividades do kaikan, que em 2022 completou 90 anos de fundação e teve origem com os produtores de batatas associados à extinta Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC).“

Animação ficou por conta dos Bunkyos de Ibiúna e de Vargem Grande Paulista

União – É uma festa que a gente consegue viabilizar porque pedimos patrocínio das empresas. É um evento que traz lucro e serve para dar um fôlego para a nossa associação”, conta Taniguchi, lembrando que a a associação também participa do Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos – evento realizado anualmente no mês de julho pelo Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) no Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque.

“Graças a união de todos, nós temos crescido e contribuído com a cultura local, inserindo a tradição japonesa o Calendário Oficial de Eventos do Município de Vargem Grande Paulista”, disse, referindo ao Projeto de Lei número 001/17 de autoria do vereador Lucimar do Luia e sancionado pelo atual prefeito, Josué Ramos, em 10 de março de 2017 sob número 968.

Prefeito e primeira dama participaram da abertura

Abertura – Presente na cerimônia de abertura – esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vargem Grande Paulista, Soeli Ramos – Josué Ramos destacou a importância do Festival Bon Odori para o município, que este ano comemorou 42 de emancipação política administrativa com uma programação que incluiu desfile cívico e show com os Paralamas do Sucesso.

“A história da comunidade japonesa em Vargem Paulista se confunde com a própria história da nossa cidade, até porque a comunidade japonesa está aqui há muito mais tempo – estamos comemorando 42 anos e o kaikan tem 91 anos”, disse o prefeito, explicando que hoje os japoneses estão presentes em Vagem Grande Paulista na área comercial, na área empresarial e como educadores.

“E o bon odori fazer parte da programação dos nossos 42 anos é marcante porque o povo japonês também faz parte da história de Vagem Grande. É uma cultura e que contribuiu para o turismo e o desenvolvimento econômico do nosso município”, concluiu o prefeito.

Presidente da Associação de Vargem Grande, Taniguchi
Prefeito Josué Ramos destacou contribuição dos japoneses
Presidente da Uces Silvio Furukawa Estamos engatinhando

Para o presidente da Uces e ex-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Silvio Furukawa, o Bon Odori de Vargem Grande Paulista ainda está apenas engatinhando.

“Há festivais muito mais antigos que o nosso e, portanto, estamos aprendendo com todo mundo”, disse Silvio, acrescentando que “contamos com a colaboração de muita gente para realizarmos este evento, em especial dos patrocinadores”.

Distribuição de motis e doces é um dos pontos altos do festival e contagia todos os participantes em momento de alegria

Segundo ele, o principal objetivo da festa é preservar e divulgar a cultura japonesa. “E a cultura japonesa se faz presente no bon odori através da música, do taikô, da dança, da culinária e também no vestuário dos participantes”, disse Silvio Furukawa.

O Festival de Bon Odori, que teve como ponto alto a distribuição de moti e doces para os presentes, também contou com a presença do presidente da Comissão Bunkyo Rural Prêmio Kiyoshi Yamamoto, Nelson Kamitsuji (representando o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa); do secretário de Turismo de VGP, José Roberto Cruz e representantes de associações da região.

Tocador de taikô durante Festival de Bon Odori união
Presença da nova geração é garantia de continuidade
Participação de voluntários é imprecindível para o sucesso

(Aldo Shiguti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *