Visita técnica do MS constata 87% das obras concluídas na Radioterapia da Santa Casa de Marília
Visita do coordenador técnico do MS (Ministério da Saúde), Leonardo Barroso Hardman Vianna, neste dia 14 de dezembro, constatou 87% das obras concluídas na Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.
Também acompanharam a visita técnica os profissionais da Incorplan – construtora responsável técnica pelas obras – e da Concremat – que faz a fiscalização das obras, além do assessor de Direção da Santa Casa de Marília, Elton Turola e da gerente de projetos do hospital, Dilene Lopes.
Toda a estrutura predial já foi concluída. Agora, é aguardada a entrega do equipamento acelerador linear, que deve chegar ao Brasil ainda neste mês de dezembro, para que o bunker possa ter as obras finalizadas.
A construção está em fase de acabamento. Pintura das paredes e tetos, realização do serviço de jardinagem e implantação da calçada externa estão entre as ações atuais neste momento.
A nova unidade fica ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e com a fachada defronte à rua 21 de Abril. Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília.
A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018 e com o empenho da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras no início do ano passado.
Iniciadas em 29 de agosto de 2022, as obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília devem ser entregues no primeiro quadrimestre de 2024.
A Varian vai fornecer o equipamento acelerador linear para a realização das sessões de radioterapia, que atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde).
Cerca de 1 mil pacientes devem ser atendidos anualmente na nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.
Atualmente, já são realizadas 18 mil consultas, 9 mil sessões de quimioterapia, 400 cirurgias e 700 internações por ano, somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na unidade de tratamento de câncer da Santa Casa de Marília, o que consolida o hospital como o maior prestador de serviços SUS na área oncológica na região abrangida pelo DRS IX.