Japão deve incluir motos de 125cc na mesma categoria de habilitação para veículos de 50cc
A Agência Nacional de Polícia do Japão está revisando as regras relacionadas à licença para conduzir motocicletas, incluindo os veículos de até 125cc na mesma categoria dos de até 50cc, informou a emissora NHK nesta quinta-feira (21).
Com a revisão, motocicletas de até 125cc que atendam a certos critérios também poderão ser conduzidas com uma licença de “gentsuki bike” (até 50cc), que pode ser obtida a partir dos 16 anos de idade.
Essa mudança é uma resposta ao fortalecimento dos padrões de emissão de gases que entrarão em vigor em novembro de 2025.
Atualmente, a lei de trânsito japonesa define “gentsuki bike” como motocicletas com cilindrada total de até 50cc. No entanto, com os novos padrões de emissões que serão implementados, as motocicletas com o atual desempenho do motor não poderão mais ser produzidas.
Por isso, a Agência Nacional de Polícia, junto com especialistas, está analisando a inclusão de motocicletas com cilindrada de até 125cc na categoria “gentsuki bike”.
Testes com protótipos de motocicletas mostraram que, ao limitar a potência máxima a 4 quilowatts, as motocicletas de 125cc têm características de aceleração e outras semelhantes às atuais motocicletas de 50cc.
As mudanças na Lei de Trânsito serão implementadas e anunciadas antes de novembro de 2025, quando as novas regulações de emissões entrarão em vigor.
Entretanto, para conduzir motocicletas de até 125cc que não tenham o máximo de potência controlado, ainda será necessário ter uma licença comum. A agência planeja aumentar a conscientização sobre essa distinção no futuro.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE