Premiê pede para empresas um maior aumento salarial aos trabalhadores em 2024
O primeiro-ministro Fumio Kishida solicitou nesta segunda-feira (25) à Federação das Indústrias do Japão que as empresas japonesas concedam aumentos salariais em 2024 acima do que foi conseguido neste ano, publicou a Kyodo News.
Em encontro com o presidente da Keidanren, como é conhecida a Federação, Masakazu Tokura, Kishida disse: “Gostaria de buscar sua cooperação para realizar aumentos salariais que excedam os deste ano”.
O primeiro-ministro não determinou um percentual. Apenas destacou a necessidade de apoiar o rendimento das pessoas, com um corte de impostos programado a ser implementado no próximo ano.
O pedido do premiê japonês foi feito antes das negociações salariais anuais que são realizadas na Primavera entre as organizações empresariais e os sindicatos dos trabalhadores.
Neste ano o Japão registou o seu melhor resultado em cerca de três décadas, com um aumento médio de 3,99% acordado pelas grandes empresas e de 3% pelas pequenas empresas.
Tanto o governo quanto representantes do Banco do Japão afirmam que o aumento salarial será importante para as famílias superarem as dificuldades de subsistência e para o país atingir uma inflação estável.
Tokura, no final do encontro, afirmou que é importante avançar com os aumentos salariais “com mais energia e determinação mais forte” do que este ano, para vencer completamente a deflação em cooperação com o governo.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE