Entra em vigor no Japão regra que proíbe venda de celulares a preços extremamente baixos
A partir de quarta-feira (27), entram em vigor as novas regulamentações contra a venda de celulares a preços extremamente baixos, conhecidos como “smartphones de 1 iene”, informou a emissora NHK.
O Ministro dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Takeaki Matsumoto, expressou em uma coletiva de imprensa a expectativa de que descontos excessivos sejam controlados com a implementação da regra.
Essa medida surge em resposta às preocupações de que descontos exagerados nos preços dos celulares estejam contribuindo para a manutenção de tarifas elevadas de telefonia móvel.
O Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações revisará os critérios e limites para descontos, intensificando as regulamentações.
Além das vendas conjuntas de aparelhos e contratos de serviço já regulamentadas, a venda de aparelhos individuais também será sujeita à nova legislação.
O limite para descontos será revisto para um máximo de 44.000 ienes, incluindo o preço do aparelho e o contrato de serviço, com todas as taxas incluídas.
Como resultado, espera-se que as lojas revisem suas práticas de vendas. O governo apontou que, enquanto os descontos excessivos podem atrair novos contratos, eles também resultam em clientes existentes indiretamente subsidiando esses descontos com o pagamento de contas caras.
Matsumoto, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), disse que esta revisão vai controlar os descontos excessivos e que o governo continuará a monitorar de perto, através de inspeções disfarçadas, para garantir um ambiente de mercado justo e competitivo.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE