Agência reguladora retira proibição de funcionamento de usina nuclear em Niigata
A agência de regulação nuclear do Japão decidiu suspender uma ordem que efetivamente proibia o funcionamento da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, na província de Niigata, na costa do Mar do Japão.
A Autoridade de Regulação Nuclear emitiu a ordem em 2021 para a operadora da usina, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, após uma série de revelações sobre falhas nas medidas antiterroristas da instalação.
Em reunião na quarta-feira, no entanto, a autoridade decidiu suspender a ordem por unanimidade. Foi aprovado também um relatório preliminar apresentado este mês pelo secretariado da agência, afirmando que um sistema está sendo implementado para a Tepco melhorar as medidas antiterroristas por conta própria.
Antes da decisão, a agência reguladora conduziu uma inspeção in loco da usina, bem como uma entrevista com o presidente da Tepco.
A proibição efetiva de funcionamento — a primeira ordem do tipo emitida para uma operadora comercial de usina nuclear — esteva em vigor nos últimos 32 meses.
Os dois reatores da usina passaram por inspeção da Autoridade de Regulação Nuclear, necessária para uma reinicialização, em 2017.
Após a retirada da proibição efetiva, a expectativa é de que a Tepco retome os trabalhos para colocar a usina novamente em funcionamento.
As reações dos moradores locais quanto à retomada das operações são variadas. Certas pessoas expressaram esperança de que isso revitalize a economia local, enquanto outras têm preocupações com a segurança.
O governador de Niigata, Hanazumi Hideyo, pretende debater o assunto e ouvir a opinião da população.
Ele deu a entender que uma opção seria convocar um pleito para confirmar a opinião dos residentes locais.
FONTE: NHK PORTUGUÊS