Janela Para o JapãoNotícias

Japão considera cobrar taxa pelo uso de áreas de descanso em vias expressas

As empresas responsáveis pelas vias expressas do Japão estão considerando a adoção de medidas de desafogamento do tráfego nas áreas de descanso, com foco na introdução da cobrança de uma taxa para veículos que permaneçam por muitas horas no local, informaram a emissora NHK e a agência de notícias Kyodo.

As áreas de descanso, chamadas no Japão de  SA (do inglês Service Area) ou PA (Parking Area), são instalações localizadas ao longo das rodovias com banheiros, restaurantes e lojas, projetadas para oferecer aos motoristas um local para pausas durante suas viagens.

Após ter realizado consultas com especialistas desde agosto de 2022, as empresas divulgaram suas políticas para lidar com o congestionamento crônico nessas áreas.

Entre as medidas propostas estão:

  • Criação e expansão de espaços de estacionamento destinados a uso de curta duração.
  • Consideração de cobrança de taxa para estacionamento de longa duração.
  • Expansão dos terrenos das áreas de serviço e introdução de estacionamentos de dois andares.
  • Limitação do tempo de estacionamento para veículos grandes em algumas áreas de serviço a uma hora, com cobrança para tempos superiores.

Estas medidas são apresentadas como soluções de médio e longo prazo, mas ainda não foi definida uma data específica para sua implementação.

Experimentos já estão em andamento em algumas áreas de descanso, limitando o uso de espaços para veículos grandes a uma hora. A expansão dos estacionamentos e a avaliação da viabilidade da cobrança serão consideradas no próximo ano fiscal.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *