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Região de Marília tem o terceiro trânsito mais violento do estado, com 151 mortes só em 2023

Dados do Infosiga classificam as regiões do Estado de São Paulo conforme o número de óbitos no trânsito e sua população residente: região registra 15,25 mortes para cada 100 mil habitantes

A região de Marília tem o terceiro trânsito mais violento de todo o Estado de São Paulo. São 61 cidades e entorno do município, que é sede administrativa regional, que até agora morreram 151 pessoas vítimas da imprudência no trânsito, que correspondendo à sua população existente, significa 15,25 mortes para cada 100 mil habitantes. A região de Marília perde apenas para Presidente Prudente, com 16,24 mortes/100 mil hab. O primeiro lugar vai para a região de Registro, com 23,81 mortes/100 mil hab. Os dados são do Infosiga.

O Estado possui 16 regiões administrativas e este período de festas e viagens do final de ano, é quando ocorre o maior número de acidentes. Segundo a Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela BR-153 no trecho Paulista, os feriados de Natal e Ano Novo, respectivamente, devem contar com o trânsito de 122 mil veículos.

Por isso, há uma série de cuidados que precisam ser tomados, tanto no que diz respeito aos veículos, quanto ao trânsito em si para passar longe dos acidentes.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a atenção precisa estar voltada ao tráfego doméstico.

Segundo a PRF, as causas dos acidentes variam, mas a maior causa ainda é a imprudência e a desatenção. Outro motivo é o mal estado de conservação dos veículos. A manutenção dos carros é necessária sempre antes de uma viagem.

Por isso, é interessante que seja feita uma revisão antes da viagem em itens como pneus, freios, amortecedores, óleo, sistema de arrefecimento e baterias para evitar contratempos. Caso seja necessária, uma intervenção corretiva é fundamental para garantir a segurança da viagem.

Antes de uma viagem é necessário uma checagem dos Pneus e rodas (Pneus são feitos para rodar até 40 mil km, desde que estejam alinhados, balanceados, calibrados e que a suspensão não esteja comprometida. Rodar com ele “careca” gera risco de estouro ou de perda de estabilidade, principalmente na chuva); calibragem indicada pela fabricante; alinhamento e o balanceamento das rodas; e Motor (Ruído incomum, fumaça branca no escapamento ou consumo excessivo de óleo podem ser indícios de que algo não está funcionando corretamente); Conferir o nível e o estado do óleo, por exemplo, é fundamental, assim como a troca dos filtros (falta de óleo provoca atrito entre as peças móveis do motor e, caso isso ocorra por um período prolongado, pode fundir a máquina); Sistema de freios (Revisão preventiva deve ser periódica para verificar o nível de desgaste das peças e se a substituição é necessária); Verifique o nível do fluido de freios; Parte elétrica e itens de segurança; Faça a revisão da bateria, de lâmpadas, do alternador e do motor de partida; Verifique se a borracha dos limpadores de para-brisa não está ressecada e se macaco, chave de roda e triângulo estão em boas condições.

FONTE: JC MARÍLIA

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