Daihatsu vai incluir fornecedores indiretos em compensação financeira
A fabricante japonesa Daihatsu Motor anunciou um plano para adicionar mais de 5 mil empresas com as quais mantém relações comerciais indiretas à lista das firmas que compensará por custos incorridos em consequência da interrupção total da produção de seus veículos.
A Daihatsu interrompeu as atividades em todas as suas fábricas no Japão depois da constatação de irregularidades em dados correspondentes a testes de veículos.
Anteriormente a fabricante havia se manifestado sobre planos para compensar cerca de 400 fornecedores diretos. Agora, apresentou novo plano pelo qual compensará também fornecedores de segundo e terceiro níveis, assim como outros com os quais não tenha relações diretas.
A empresa explica que a ideia é compensar custos irrecuperáveis de peças que já foram produzidas. Além disso, estuda a compensação por custos de pessoal para que as firmas possam manter a equipe empregada em preparação para reiniciar a produção.
A Daihatsu informa que agora está explicando os planos de compensação para as empresas e que discutirá assistência específica com cada um dos fornecedores. Também está comunicando às firmas que atualmente não estaria capacitada a definir qualquer data para reinício da produção. A fabricante de veículos diz que tratará da questão de maneira franca com todos os envolvidos.
A Toyota Motor, empresa controladora da Daihatsu, anunciou que concederá ajuda financeira para a fabricante.
FONTE: NHK PORTUGUÊS