Notícias falsas sobre terremoto e tsunami são publicadas nas redes sociais
Informações enganosas ou falsas estão se espalhando on-line sobre o terremoto e o tsunami que atingiram a região central do Japão ao longo do Mar do Japão na segunda-feira.
Imediatamente após o terremoto, vídeos supostamente mostrando os danos, bem como pedidos de resgate de pessoas que alegavam estar presas sob prédios desmoronados, foram publicados no X, anteriormente conhecido como Twitter.
A NHK verificou que várias postagens contêm informações falsas. Algumas postagens pedindo ajuda incluíam endereços inexistentes ou vídeos não relacionados. Algumas das imagens mostravam o tsunami que atingiu o Japão após o Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011. Uma dessas postagens foi vista mais de 1 milhão de vezes.
Algumas postagens incluem informações infundadas sobre as causas do terremoto e do incêndio na cidade de Wajima, na província de Ishikawa, bem como sobre a usina nuclear de Shika, na província de Ishikawa. Uma conta solicita doações por meio de dinheiro eletrônico, com o autor alegando ter sido afetado pelo desastre.
As notícias falsas tendem a se espalhar no momento de um desastre, quando muitas pessoas buscam informações. Isso pode causar confusão em áreas atingidas por desastres e dificultar os esforços de resgate. Os usuários de redes sociais devem verificar a autenticidade de qualquer informação ou mídia antes de republicá-la.
FONTE: NHK PORTUGUÊS