Tsunamis de 1 e 3 metros atingiram usina nuclear após terremoto no centro do Japão
A operadora de uma usina nuclear na província de Ishikawa, atingida pelo terremoto, diz que ondas de tsunami de até 3 metros de altura atingiram o local após um terremoto de magnitude 7,6 no centro do Japão no dia de Ano-Novo.
A Companhia de Energia Elétrica de Hokuriku divulgou, na terça-feira, os resultados de sua análise de dados do medidor de nível de águas próximo à entrada de água do mar da usina de Shika, bem como do medidor de ondas próximo ao seu cais.
A usina disse que um tsunami de cerca de um metro de altura atingiu áreas próximas à entrada de água do mar e ao cais por volta das 16h35, 25 minutos após o terremoto. Informou que uma segunda onda de cerca de 3 metros de altura foi observada no local por volta das 17h45.
A operadora disse que as ondas não causaram problemas de segurança na usina, que é construída 11 metros acima do nível do mar e tem um paredão de 4 metros de altura.
No dia 2 de janeiro, a operadora disse que não havia detectado nenhuma mudança significativa nos níveis de água nos equipamentos de medição. Mais tarde, porém, informou ter observado um aumento.
Na usina de Shika, alguns de seus sistemas que recebem eletricidade de fora pararam de funcionar depois que tubos de transformadores sofreram danos no terremoto.
A usina está usando outros meios para manter o fornecimento de energia a equipamentos críticos.
Na terça-feira, a operadora disse que descobriu danos em alguns elementos do equipamento em uma subestação e em linhas de transmissão de energia. No entanto, afirma que os danos não causaram impacto nas operações da usina.
Tanto os reatores nº 1 quanto o nº 2 da usina foram desligados muito antes do terremoto.
FONTE: NHK PORTUGUÊS