Prefeito Daniel atende pedido de Marcos Rezende e prorroga por dois anos de vigência concursos públicos para agentes comunitário e de controle de endemias
O prefeito Daniel Alonso (PL) prorrogou dois importantes concursos públicos na área da Saúde, realizados para provimento de vagas para agente comunitário de saúde e agente de controle de endemias. Prorrogação atendeu o requerimento nº 2297/2023, de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD).
“Solicito a possibilidade de prorrogar e realizar a convocação de mais candidatos aprovados e classificados nos concursos públicos do município para diversos cargos. O referido pedido se deve em virtude de que, dos diversos concursos realizados entre os anos de 2019 e 2021, existem alguns que estão com prazo próximo de sua vigência, que sequer houve convocação de nenhum classificado”, argumentou no requerimento.
Os concursos prorrogados correspondem aos seguintes editais: Edital SA (Secretaria Municipal da Administração de Marília) nº 05/2020 e Edital SA (Secretaria Municipal da Administração de Marília) nº 06/2020 (Agente de Controle de Endemias). Ambos, homologados em 21 de fevereiro de 2022, terão vigência até 21 de fevereiro de 2026, portanto, por mais dois anos.
Marcos Rezende solicitou no requerimento a prorrogação de todos os concursos, não somente para agente comunitário de saúde e agente de controle de endemias, mas ainda aguarda resposta sobre os demais. A prorrogação da validade já autorizada pela Prefeitura, permitirá que, os candidatos que passaram pelo processo seletivo aplicado pela Fundação Vunesp, a mesma que organiza o vestibular da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, e outras criteriosas seleções, poderão ser chamados dentro dos próximos 24 meses.
Segundo o vereador, o agente comunitário de saúde necessita ser alguém que resida no bairro que irá desenvolver o seu trabalho. Outra carreira de essencial necessidade para a saúde pública, o agente de controle de endemia, tem papel estratégico no controle de doenças, como dengue.