Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental em Pauta realiza caminhada para promoção e debate sobre saúde mental
Prefeitura Municipal de Marília é uma das instituições que apóiam a ação social para envolver a comunidade no debate sobre altos índices de suicídio e adoecimento psíquico
O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental em Pauta de Marília realizará no dia 30 de janeiro uma ação social em prol da campanha do Janeiro Branco, a “Caminhada Pela Vida”, para alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, relações de poder autoritárias, preconceitos, estigmas sociais, rotinas e hábitos pouco saudáveis, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.
A iniciativa conta com o apoio e promoção da equipe técnica da Saúde Mental da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Marília e toda a população é convidada para o passeio que terá início na praça da Emdurb, na avenida das Esmeraldas, a partir das 8h da terça-feira, 30 de janeiro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 4 pessoas no mundo sofre de algum transtorno mental e já são a principal causa de incapacidade. No Brasil, esse número é ainda maior: 1 em cada 3 pessoas. O INSS registrou mais de 530 mil afastamentos por problemas de saúde mental nos anos mais críticos da crise sanitária de COVID e em 2022 a Síndrome de Burnout passou a ser considerada uma doença ocupacional. Além do impacto pessoal, os transtornos mentais têm um custo significativo para a sociedade, resultando em perda de produtividade e custos de saúde mental. Investir em saúde mental é crucial. A prevenção, conscientização e ações proativas podem reduzir o impacto dos sofrimentos mentais e promover comunidades mais saudáveis e resilientes.
Além da Prefeitura de Marília, promovem a ação social a Famema, Hospital das Clínicas, Unimar, ABHU, HEM, Nudhuc, Comus, Conselho Municipal da Mulher, Comdim, Projeto Semear, AMTU, TV Mais, Mães Poderosas, De corpo e alma, SOCISM, Grupo Jacarandá, Banda Sr.Crush, Coletivo de Mulheres Marília, Crefito3, Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marilia, Núcleo de Apoio e Prevenção ao Suicídio, CEBs do Brasil, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, CRESS-SP e Sindimmar (outras entidades estão sendo convidadas a participar).