Previsão de neve forte na costa do Mar do Japão, incluindo áreas atingidas pelo terremoto
Moradores das áreas costeiras do Mar do Japão, incluindo a Península de Noto, atingida pelo terremoto de Ano-Novo, foram alertados a tomar precauções contra fortes nevascas.
A Agência de Meteorologia do Japão afirma que o padrão de pressão de inverno provavelmente se fortalecerá com a entrada da massa de ar frio mais forte da temporada. A agência afirma que trará neve pesada para regiões ao longo do Mar do Japão, do oeste ao norte do país, de terça a quinta-feira.
Espera-se que a neve caia principalmente nas áreas montanhosas dessas regiões, mas também é provável que nevascas atinjam planícies das regiões de Tokai, Kinki e Kyushu, que geralmente não recebem muita neve.
São previstos até 80 centímetros de precipitação de neve na região de Hokuriku, 70 centímetros na província de Niigata e 60 centímetros na região de Tokai durante as 24 horas até a manhã de quarta-feira.
A agência está alertando que os ventos fortes que acompanham a neve provavelmente causarão condições de mar agitado na região de Hokuriku e no norte do Japão.
As autoridades estão pedindo às pessoas que estejam atentas a interrupções no trânsito, ondas altas e avalanches.
Também estão alertando que a neve pode fazer com que casas e edifícios danificados pelo terremoto de Ano-Novo desabem sob seu peso.
As autoridades também pedem atenção para o frio severo. A previsão é de que a máxima diurna de terça-feira seja de 3 graus nas cidades de Wajima, Kanazawa e Toyama.
Pessoas em abrigos são aconselhadas a tomar precauções contra a hipotermia, bem como a vigiar o estado de saúde dos familiares e de outras pessoas ao seu redor. Devem se manter aquecidas usando cobertores e se exercitando.