‘Fui reconhecida como japonesa’, fala emocionada a eleita Miss Nippon
Foi realizada a 56.ª edição do Miss Nippon 2024 (ou Miss Japão) no Shinjuku Keio Plaza Hotel em Tóquio, na segunda-feira (22), onde quem brilhou como a rainha da noite foi Carolina Shiino, 26 anos, entre as 12 finalistas.
O Miss Japão é o principal concurso de beleza do país, que incentiva as candidatas a aprimorarem a beleza nipônica e a desempenharem um papel ativo na sociedade. Faz produção nas mulheres que atuam não apenas nos campos das artes e do entretenimento, mas também em diversas outras áreas, como médica, política, gestão e até diretora de cinema.
Quando o nome de Carolina Shiino foi anunciado como a Miss Japão, deu um passo à frente e em seguida começou a chorar.
“É como um sonho. Embora eu seja e viva como japonesa, enfrentei as barreiras raciais, e entre os muitos momentos em que foi difícil ser aceita, mas desta vez sinto que fui reconhecida como japonesa. Sinto-me grata. Estou muito feliz”, disse Carolina emocionada.
“Quero continuar a contribuir para a diversidade e para a criação de uma sociedade onde as pessoas não sejam julgadas pela sua aparência“, pontuou.
Carolina Shiino (椎野カロリーナ) nasceu na Ucrânia e veio para o Japão aos 5 anos de idade com seus pais. Sempre estudou em escolas japonesas e obteve a nacionalidade japonesa no ano passado.
Ela disse que não precisava se naturalizar porque já tinha residência permanente, mas “eu me sinto japonesa, achava estranho ter nacionalidade ucraniana”, explicou. Ademais, com o visto permanente não tenho direito ao voto. Naturalizei-me e quero ter direito a votar como cidadã japonesa.
A coroada do concurso emocionou a plateia.
FONTE: PORTAL MIE