Janela Para o JapãoNotícias

JR Leste informa que danos em cabo aéreo causaram interrupção de trens-bala

A companhia ferroviária japonesa JR Leste informa que a prolongada suspensão da circulação de trens-bala Shinkansen na terça-feira foi causada por danos a um suporte do cabo aéreo de alimentação das composições.

Uma interrupção de energia elétrica ocorrida de manhã levou ao cancelamento da circulação de 283 trens no restante do dia, em parte das linhas Tohoku, Hokuriku e Joetsu Shinkansen, afetando cerca de 120 mil pessoas.

A companhia ferroviária explicou quarta-feira que operários encontraram um cabo aéreo de alimentação solto em um local situado entre as estações de Omiya, na província de Saitama, e Ueno, em Tóquio. Eles constataram a existência de ruptura em uma haste de metal projetada para ajustar a tensão do cabo, que normalmente sustenta um peso de 1,3 tonelada.

Segundo a JR Leste, o trem-bala Kagayaki, da Linha Hokuriku, tocou no cabo solto, ao passar pelo local, provocando a interrupção da energia quando o sistema detectou anomalia. O trem que parou perto do local sofreu danos em seus pantógrafos e em uma janela.

A companhia ferroviária declarou que, de acordo com as normas regulares de manutenção da empresa, o ciclo de substituição deste tipo de ferragem é a cada 30 anos ou mais. A JR Leste explicou, contudo, que, na prática, a substituição é feita dependendo da condição de cada componente e que a haste danificada estava em uso havia 38 anos.

Acrescentou que fará este mês inspeções de emergência em cerca de 500 locais ao longo de linhas de trens-bala Shinkansen, onde o mesmo tipo de suporte é usado.

FONTE; NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *