SINDIMMAR busca inclusão de servidores em políticas públicas de saúde mental
O SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília) participou de uma reunião, na última segunda-feira, na Câmara Municipal, para tratar sobre a saúde mental em Marília. O encontro contou com 15 representantes de diferentes segmentos e áreas de atuação do município. A enfermeira Camila Gonçalves, que está à frente da saúde mental na Secretaria Municipal da Saúde, também participou da reunião esclarecendo e respondendo pontos que foram levantados.
O diretor Cin Falchi, do SINDIMMAR, apontou questões que precisam ser resolvidas no município para que o tema “saúde mental” seja desenvolvido da forma como é necessária, com amplo alcance para a população, mas também para todos(as) os(as) trabalhadores(as). Falchi questionou, inclusive, se o município tem estrutura suficiente para dar o suporte para servidores(as) da própria saúde, por exemplo. “Precisamos saber se a própria administração vai ter condições de contratar pessoal para estruturar o setor, para atendimento a demanda interna”, relatou.
Falchi lembrou ainda o número grande de servidores(as) que tiveram afastamento devido a problemas de saúde mental. “Os números que tivemos acesso, em razão da procura no SINDIMMAR, nos deixaram bastante preocupados. Nossos(as) servidores(as) estão adoecendo e eles não têm onde pedir ajuda”, ressaltou.
Durante a reunião, que contou com representantes de hospitais, CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e outros segmentos, foram levantadas questões que devem ser levadas em consideração, para garantir o atendimento da população
Alguns pontos levantados evidenciaram a necessidade de ações mais efetivas com relação a contratação de servidores(as), dado o aumento da demanda que ocorre advindo, inclusive, do aumento populacional, bem como uma estrutura mais abrangente e com maiores recursos advindos da Secretaria de Saúde, para as ações que precisam ser realizadas visando o melhor atendimento populacional.
Uma das iniciativas que busca orientar e conscientizar a população é a Caminhada pela Vida, que acontecerá no próximo dia 30 de janeiro (terça-feira) a partir das 8h. O SINDIMMAR vai participar da ação, juntamente com um grande número de empresas e entidades. “Vai ser um momento de mostrar para a população e servidores(as) que estamos nos mobilizando, visando levar algum tipo de socorro para as pessoas que precisam. Vai ser um trabalho de formiguinha, mas estamos dando mais alguns passos”, finalizou Cin Falchi.