VariadosVariedades

Veja os procedimentos necessários em caso de mudança para outra cidade ou província no Japão

Mudar de endereço no Japão, como em qualquer outro lugar, envolve uma série de procedimentos administrativos essenciais para garantir uma transição tranquila para o novo lar. Desde a atualização de documentos pessoais até a transferência de serviços básicos, cada passo é crucial para estabelecer sua vida no novo endereço.

Entre os procedimentos mais importantes, destaca-se a mudança de registro residencial, que é necessário fazer na prefeitura antes de deixar a cidade para depois não ter problema na hora de se registrar no novo endereço.

Procedimentos de mudança de registro residencial:

Mudança dentro do mesmo município (転居): Visite a prefeitura após a mudança, preencha e entregue o formulário ‘住民異動届’ (Notificação de Mudança de Residência), marcando a opção ‘転居届’ (Notificação de Mudança). É necessário um documento de identidade com foto e um carimbo (hanko).

Mudança para um município diferente (転出): Primeiro, apresente a ‘住民異動届 (転出届)’ (Notificação de Mudança de Residência – Mudança para Fora da Cidade) no município onde mora e obtenha um ‘転出証明書’ (Certificado de Mudança). Depois, no novo município, apresente a ‘住民異動届 (転入届)’ (Notificação de Mudança de Residência – Mudança para Dentro da Cidade).

Procedimento para a notificação de mudança para fora da cidade (転出届):

Peque o formulário ‘住民異動届’ na prefeitura. Você precisa de um documento de identidade e um carimbo (hanko). Alguns locais podem exigir outros documentos, como o Cartão My Number. Um ‘転出証明書’ (Certificado de Mudança) será emitido, que é necessário para o processo de mudança para dentro no novo município.

Procedimento para notificação de mudança para dentro da cidade (転入届):

No novo município, preencha e entregue a ‘住民異動届’, juntamente com um documento de identidade, um carimbo (hanko) e o ‘転出証明書’ obtido anteriormente. Novamente, verifique se documentos adicionais são necessários, dependendo da região.

Alteração de endereço para o imposto residencial:

Não é necessário um procedimento especial. A mudança de endereço é atualizada automaticamente com a apresentação das notificações de mudança para fora e para dentro, influindo no imposto residencial será pago no ano seguinte.

Alteração de endereço para registro de carimbo (hanko):

Se você tiver um carimbo registrado (usado em documentos importantes), primeiro cancele o registro no município antigo e registre-se no novo. Traga seu carimbo e documento de identidade para ambos os processos.

Emissão de certificado de renda:

Se necessário, o certificado de renda é emitido pelo município onde você estava registrado em 1º de janeiro do ano fiscal relevante. Este processo pode ser feito por um representante ou por correio, incluindo o envio de uma cópia do documento de identidade, uma ordem de pagamento para a taxa e um envelope de retorno com endereço e selo.

Procedimentos do Seguro Nacional de Saúde (Kokumin Kenko Hoken):

Antes da mudança: Devolva seu cartão do seguro à prefeitura.

Após a Mudança: Inscreva-se novamente no seguro no novo município dentro de 14 dias. Você precisará do seu carimbo (hanko) e do certificado de mudança.

Atualização do endereço do My Number:

Após a mudança, atualize seu cartão My Number na prefeitura do novo endereço dentro de 14 dias.

Processo de redirecionamento de correspondências para o novo endereço:

Após mudar de endereço, é aconselhável realizar um procedimento para que as correspondências que chegam ao seu antigo endereço sejam redirecionadas para o novo. Esse serviço funciona por um ano.

Como Fazer: Vá até uma agência dos correios com os documentos necessários. Informe que deseja redirecionar suas correspondências para o novo endereço. Você receberá um formulário de mudança de endereço (‘転居届’) para preencher. Após preencher os detalhes necessários e ter o formulário aceito, o processo está completo.

Documentos necessários:

Um documento que comprove seu endereço anterior

Qualquer documento oficial que comprove sua identidade

Procedimento Online:

Se você estiver muito ocupado antes ou depois da mudança para ir pessoalmente a uma agência dos correios, é possível realizar o procedimento online através do site ‘e転居’ da Japan Post.

Durante o processo online, haverá uma instrução para ligar para o centro de confirmação de recebimento de mudança de endereço para verificar sua identidade.

Este serviço é essencial para garantir que você não perca correspondências importantes que ainda possam ser enviadas para o seu endereço antigo após a mudança. É uma prática comum e recomendada no Japão, facilitando a transição para o novo endereço sem perder informações importantes enviadas pelo correio.

Mudança de endereço da carteira de habilitação:

A mudança de endereço na carteira de motorista pode ser realizada em locais específicos, dependendo da cor da licença. Isso inclui centros de teste de direção, centros de renovação de licença ou delegacias de polícia.

Documentos necessários:

Carteira de motorista atual

Cópia do registro residencial (住民票の写し)

Documento que confirme o novo endereço

Carimbo pessoal (hanko) para autenticação

Este processo é importante para garantir que as informações de endereço na carteira de motorista estejam sempre atualizadas, especialmente após uma mudança de residência.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *