Daihatsu começa este mês a indenizar fornecedores por pedidos cancelados
A fabricante japonesa de miniveículos Daihatsu informa que começará a pagar este mês indenizações a fornecedores de autopeças. O objetivo da empresa é compensar prejuízos sofridos por fornecedores depois de ter sido ordenada a suspender entregas de carros por falsificar relatórios de testes de segurança.
No final de dezembro, a subsidiária da Toyota Motor foi ordenada pelo Ministério dos Transportes do Japão a suspender os embarques de todos os seus modelos.
A ordem seguiu-se a revelações de que a Daihatsu havia falsificado testes para obter certificados de segurança dos vários modelos.
A fabricante viria então a fechar temporariamente todas as suas quatro unidades de montagem no Japão.
A Daihatsu afirma que compensará os fornecedores diretos para ajudá-los a cobrir custos de produção e pessoal resultantes do cancelamento de pedidos.
Para subcontratados de segundo e terceiro níveis, a compensação será feita por intermédio de fornecedores diretos.
A Daihatsu conta com mais de 4 mil parceiros comerciais diretos e indiretos, muitos dos quais são pequenas ou médias empresas.
A fabricante pretende reiniciar parte da produção já no mês que vem. Não anunciou, porém, uma data para a plena reabertura de todas as suas fábricas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS