Médico e vereador Dr Nechar alerta aos perigos de dengue no período chuvoso
Recomendação do ex-secretário municipal de Saúde é verificar se não tem água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que acumulam água
O vereador e médico Sergio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB), está acompanhando o aumento de casos positivos de dengue em todo o Brasil e em Marília. O ex-secretário municipal de Saúde faz um apelo a toda população para que dobrem a atenção nos cuidados de prevenção da doença. Neste momento em que as chuvas são mais frequentes, neste período de verão, aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Por isso, o vereador Dr Nechar resolveu contribuir com orientações para prevenir as doenças transmitidas pelo inseto. “É fundamental evitar o acúmulo de água parada. É importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, lembrou.
É importante verificar se não tem água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. “Tapem os tonéis d’água, mantenham as calhas limpas, deixem garrafas e recipientes com a boca sempre para baixo, limpem semanalmente e encham os pratos de vaso de plantas com areia. Mantenham lixeiras bem tampadas, ralos limpos, com aplicação de telas, além de lonas em material de construção e nas piscinas sempre esticadas para não acumular água. São medidas extremamente simples, numa varredura rápida, de 15 minutos, você pode impedir a proliferação do mosquito e fazer a sua parte no combate à dengue”, ressaltou Dr. Nechar.
Sintomas e tratamento
Ele conta que existem quatro tipos de vírus de dengue – sorotipos 1, 2, 3 e 4. “A febre alta é um dos principais sintomas da doença. Outros são dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção por dengue pode nem causar sintomas, como também variar de leve a grave e até levar à morte”, explicou.
Segundo o vereador Dr Nechar, não há tratamento específico para a dengue (a vacina para se prevenir o contágio está chegando este ano no Brasil, mas ainda sem previsão para Marília). De acordo com a avaliação médica, são recomendadas medidas como fazer repouso, ingerir bastante água e não tomar medicamentos por conta própria. Pode ser recomendada também a hidratação com soro nas veias. Em caso de suspeita, é fundamental procurar um profissional de saúde para ter o diagnóstico correto.