Ministério japonês inspeciona fábrica da Toyota Industries
O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão realizou uma inspeção presencial em uma fábrica do grupo da Toyota Motor para detectar chamadas “irregularidades” em testes de certificação de motores.
A inspeção ocorreu na terça-feira em uma fábrica da Toyota Industries na província de Aichi. Na segunda-feira, a montadora informara ao ministério a confirmação de que dados dos testes haviam sido falsificados.
O ministro dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão, Saito Tetsuo, disse: “Tal má conduta é extremamente lamentável por minar a confiança de usuários de máquinas industriais e automóveis. Isso abala também os alicerces do sistema de certificação de automóveis.” Saito acrescentou que o ministério tomará medidas rigorosas com base nos resultados de sua investigação.
A fábrica da Toyota Industries produz motores de empilhadeiras e de automóveis. As irregularidades dos testes envolvem três tipos de motores a diesel feitos na fábrica.
Na segunda-feira, a Toyota disse que interromperá seis linhas de produção até quinta-feira por conta de falhas em testes de motores.
Problemas de certificação também forçaram a Toyota a suspender o carregamento de dez modelos na segunda-feira, incluindo seis para o mercado japonês. Entre os modelos suspensos estão o Land Cruiser 300 e o caminhão Hilux.
FONTE: NHK PORTUGUÊS