Janela Para o JapãoNotícias

Pesquisa mostra que 1 em cada 5 universitários japoneses não quer ter filhos

Uma pesquisa revelou que 1 em cada 5 universitários e estudantes de pós-graduação não quer ter filhos. A principal alegação diz respeito à falta de confiança na criação e educação de filhos, publicou a Kyodo News. 

O levantamento foi feito pelo site de empregos Mynavi Corp. com estudantes que vão se formar em 2025. 

Entre os entrevistados, 19,2% disseram que não desejam ter filhos, um aumento em relação aos 13,1% da mesma pesquisa feita no ano passado. 

A pesquisa mostrou que mais mulheres não querem ter filhos em relação aos homens, com 23,5% e 12,1% respectivamente. 

Na questão de múltipla escolha sobre as razões de não quererem filhos, a maior parte dos universitários, ou 57,4%, respondeu que é “falta de confiança em criar um filho”, seguida de “preocupações em perder tempo pessoal”, com 51,5%, e “preocupações econômicas”, com 51% das respostas.

Em outra questão, 14,8% disseram que poderiam ganhar a vida com apenas a renda de um parceiro, seguidos por 12,5% que selecionaram que é natural que cada parceiro tenha um emprego próprio. 

O Japão sofre há anos com a queda na taxa de natalidade, que tem consequências em diversas áreas, como a diminuição no número de trabalhadores e, portanto, de consumidores, gerando uma desaceleração nas atividades econômicas, segundo Koya Sakata, do NLI Research Institute.  

A pesquisa ocorreu no momento em que o número de nascimentos no Japão atingiu um novo recorde de 799.728 em 2022, enquanto a tendência crescente de pessoas que se casam mais tarde ou não se casam pode estar contribuindo para o declínio da taxa de natalidade, de acordo com o Ministério da Saúde.

O levantamento foi feito via online e  recebeu respostas válidas de 1.538 mulheres e 799 homens entre 28 de novembro e 25 de dezembro do ano passado.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *