Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação promovem formação ‘Africanidades: trajetória dos negros no Brasil’ para 650 educadores da rede municipal de ensino
Evento aconteceu no anfiteatro de campus localizado na zona Norte, a Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (Faip)
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram em 2 de fevereiro de 2024 a formação ‘Africanidades: trajetória dos negros no Brasil’, em continuidade ao ciclo de palestras sobre o tema que já aconteceu na rede de ensino em dois outros momentos anteriores.
Em âmbito nacional, 70% dos municípios brasileiros não têm educação antirracista, porém Marília se destaca no cumprimento da Lei 10.639/03, que completou 20 anos em 2023, e torna obrigatória a implementação do ensino da História e da Cultura Afro-brasileira nas escolas. O evento ocorreu no anfiteatro da Faip (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista), em seu campus universitário localizado na zona Norte de Marília, nos períodos da manhã e tarde, reunindo mais de 650 profissionais das escolas municipais de Ensino Fundamental que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, docentes, diretores, auxiliares de direção, supervisores da Educação Básica e equipe técnica.
A palestra foi ministrada por Natanael dos Santos, professor, palestrante, escritor e pesquisador, membro fundador do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor da Cia Liberdade de Teatro. A formação continuada dos professores com o tema ‘africanidades’ é de extrema importância para promover uma educação mais inclusiva, diversificada e que valorize as contribuições da cultura africana e afrodescendente. Abordar as africanidades na formação de professores envolve diversos aspectos, desde a história e cultura africanas até questões contemporâneas relacionadas à diáspora africana e às lutas por igualdade e reconhecimento.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação musical do ‘Quinteto Griô’, sendo oportunizado aos presentes o contato direto com alguns instrumentos africanos (tumbadora, agogô, xequebom, pandeiro, tamborim entre outros). “É de extrema importância que os professores estejam preparados e capacitados para abordar as africanidades de forma adequada em sala de aula. Isso envolve não apenas o conhecimento dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis à diversidade”, relatou o secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi.
As sessões diversificadas de formação estão sendo cada vez mais proporcionadas aos docentes das escolas municipais, buscando a efetivação de ações pedagógicas eficazes que privilegiam alunos e professores como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Este é o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação de Marília sob a gestão do secretário Helter Bochi.