Janela Para o JapãoNotícias

Baixo número de nascimentos no Japão teria sido recorde no ano passado

Um instituto de pesquisa privado estima que o número de bebês nascidos no Japão no ano passado tenha sido o menor desde que o governo começou a manter estes registros, em 1899.

O Japan Research Institute faz a estimativa do total de 2023 com base no número de nascimentos entre janeiro e setembro que foi informado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social.

Os 726 mil nascimentos da estimativa representam uma queda aproximada de 40 mil — recuo de 5,8% — em relação a 2022.

A expectativa é de que o número de filhos por mulher durante a vida tenha caído para cerca de 1,20, superando o recorde de 1,26 registrado em 2022.

Naquele ano, o total de casamentos aumentou pela primeira vez em três anos, chegando a 504.930. Espera-se, contudo, que o total correspondente a 2023 tenha caído para 476 mil, em queda de 5,8%.

O pesquisador-chefe do instituto Fujinami Takumi conclui que as condições instáveis de emprego no período da propagação do coronavírus tenham levado muitos casais a desistir ou a adiar o casamento, de um modo que teria afetado o número de nascimentos. Ele acredita que um número crescente de mulheres relute em ter filhos pela necessidade de suportar o fardo das tarefas domésticas, mesmo que atue no mercado de trabalho.

FONTE; NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *