Uncategorized

Ministério da Educação do Japão expandirá ajuda para estudantes sem nacionalidade japonesa

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão vai expandir o alcance de suas normas de ajuda financeira para educação de nível superior a estudantes que não possuam a nacionalidade japonesa.

O ministério oferece bolsas de estudo, empréstimos, e reduções ou isenções de mensalidades através da Organização de Serviços Estudantis do Japão, JASSO, na sigla em inglês. Atualmente, os estudantes qualificados se limitam a cidadãos japoneses e residentes com visto de residência permanente ou especial no país.

O ministério decidiu expandir a qualificação para a ajuda a estudantes com status de “dependente”, que abrange cônjuges e filhos de trabalhadores estrangeiros no Japão, a partir de abril deste ano.

O número de pessoas que vive no Japão com visto de dependente foi de cerca de 228.000 em 2022, um aumento de mais de 100.000 pessoas em comparação com uma década atrás.

Tem havido aumento de pedidos para que o governo japonês preste mais ajuda às crianças que não possuam a nacionalidade japonesa que buscam educação de nível superior no Japão.

O ministério diz que as pessoas qualificadas devem ter feito e concluído o nível médio desde o ensino fundamental no Japão, e pretendam trabalhar no país depois de concluírem o nível superior.

O ministério estima que haja anualmente, cerca de 200 estudantes que não possuem a nacionalidade japonesa, qualificados para o programa.

A pasta planeja aceitar comentários do público durante o período de um mês até meados de março, antes de revisar os despachos ministeriais relevantes.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *