Graphic novel ‘Onde nasce a luz’, lançada pela Unimar, ambientada com histórias e personagens que superaram os dias de isolamento e crise sanitária de covid-19
‘Onde nasce a luz nasceu de uma conversa muito inspiradora. Falávamos da história, dos desafios e realizações de duas grandes instituições durante a pandemia de covid-19: Universidade de Marília e Hospital Beneficente Unimar’, destacaram a pró-reitora Fernanda Mesquita Serva e a diretora do ABHU Márcia Mesquita Serva Reis
Histórias inspiradoras, de superação e de pessoas que sofreram, mas superaram com resiliência, os dias de isolamento imposto pela crise sanitária de covid-19. A pandemia provocada pelo coronavírus, deflagrada no Brasil no início de 2020, estabeleceu uma mudança radical na rotina de todos, incluindo universitários e professores, e exigiu dos profissionais de saúde e de hospitais uma sobrecarga de missão. Todos estes ingredientes, acrescidos dos esforços para superar os desafios e salvar as vidas de um vírus totalmente novo, foram reunidos na graphic novel ‘Onde nasce a luz’, lançada nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024, pela Unimar, durante evento para recepção dos calouros 2024.
A HQ (história em quadrinhos) tem o selo da Mustache Comics, editora responsável pela franquia Radius, história original e roteiro do escritor e jornalista Ramon Barbosa Franco (formado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade de Marília, turma de 2000), arte de Tony Pessanha, cores e letras Bruno Araújo, direção geral de Tiago de Moraes das Chagas (autor-criador de Radius), projeto gráfico da agência Mustache Marketing e revisão da professora doutora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, pró-reitora da Unimar. Com 36 páginas coloridas, a trama é ambientada no campus da Unimar e no Hospital Beneficente Unimar. “Ao conceber a história de um tempo de muita dor e sofrimento, mas também de muita esperança e fé, propus uma história atemporal, uma narrativa com vários elementos que remetem à cultura brasileira e às trajetórias da Unimar e de seu fundador, o reitor Márcio Mesquita Serva”, contou o autor da HQ.
“Onde nasce a luz nasceu de uma conversa muito inspiradora. Falávamos da história, dos desafios e realizações de duas grandes instituições durante a pandemia de covid-19: Universidade de Marília e Hospital Beneficente Unimar. As recordações daquela conversa eram de um passado não tão distante que, aliás, se misturava com as histórias do presente. Episódios dos tempos difíceis em que lutamos muito, mas que nos deixaram bonitas e marcantes histórias para contar’, destacaram a pró-reitora da Unimar, professora doutora Fernanda Mesquita Serva e a diretora do ABHU, doutora Márcia Mesquita Serva Reis. A graphic novel, lançada na noite de quinta-feira, dia 22 de fevereiro, está sendo distribuída gratuitamente pela Unimar aos alunos, docentes e leitores.
“A graphic novel ‘Onde nasce a luz’ representa não apenas uma narrativa visualmente impressionante, mas também uma abordagem inovadora para lidar com um tema tão sensível como a pandemia de covid-19”, destacou Tiago de Moraes das Chagas, diretor do projeto. “Nossa intenção foi criar uma experiência que transmitisse não apenas os desafios enfrentados durante a pandemia, mas também a resiliência e esperança que emergiram desse período difícil”, complementou.
Essa visão ampliada sobre o propósito da graphic novel reflete o compromisso da instituição de ensino superior Unimar e do Hospital Beneficente Unimar em não apenas contar histórias, mas também em conectar-se com sua comunidade de uma maneira significativa e empática. A disponibilização gratuita da obra aos alunos, professores e demais leitores demonstra o comprometimento da instituição em disseminar esperança e inspiração mesmo em tempos de adversidade.