Japão vai revisar critérios para conceder visto especial a estrangeiros ilegais
O Ministério da Justiça do Japão revelou um plano de revisão dos critérios para consentir a permanência especial de estrangeiros que estão ilegalmente no país, informou a emissora NHK na quarta-feira (28).
De acordo com o novo plano, os estrangeiros sem visto de residência poderão ganhar permissão para continuar no país se estiverem integrados à sociedade japonesa local e seus filhos tiverem recebido educação por um longo período no Japão.
A revisão foi motivada por críticas de membros dos partidos governistas e de oposição, que apontaram a falta de clareza sobre quando a permissão de permanência seria concedida.
O plano revisado também considera a concessão de uma autorização especial para estrangeiros que entraram no país com um status de residência legítimo e permaneceram ativos por um longo tempo, mesmo após o vencimento de seu visto.
Por outro lado, o plano sugere não conceder autorização de permanência para aqueles que entraram ilegalmente no país e foram detidos pela Imigração, fugindo posteriormente durante a liberação temporária, ou para aqueles cujo período de estadia ilegal seja consideravelmente longo.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE