DestaquesGeral

Marília melhora seus indicadores e atinge duas das sete metas propostas para a atenção básica

Os serviços de saúde prestados pela Prefeitura de Marília obtiveram destaque nacional ao entrar no rol dos municípios que elevam seus indicadores de saúde (melhora o alcance e a qualidade dos serviços prestados). Levantamento do 3º quadrimestre de 2023 do Ranking Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à Saúde, apontou que o município elevou todos os seus indicadores de saúde em comparação ao 3º quadrimestre de 2022.

O programa, vinculado ao Ministério da Saúde, se baseia em sete indicadores para medir o nível da atenção básica de cada município brasileiro. Exame Pré-Natal (6 consultas), Pré-Natal (Sífilis e HIV), Gestantes Saúde Bucal, Cobertura Citopatológico (Cólon), Cobertura Polio e Penta, Hipertensão (PA Aferida), e Diabetes (Hemoglobina Glicada).

Marília se destaca nos indicadores de Pré-Natal e Cobertura Polio e Penta, em que atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 45% ou mais na cobertura de pré-natal (Marília atingiu 47%) e de 95% de Polio e Penta. A classificação do desempenho dos municípios em cada indicador é por cor, sendo azul a cor da meta, decrescendo de desempenho entre as cores verde, laranja e vermelho (classificação equivalente a bom, regular e péssimo).

No 3º Quadrimestre de 2022 a atenção básica da cidade atingia dois indicadores ruins ou vermelho para Hipertensão (16%) e Diabetes (14%). Um ano depois, elevou para a cor laranja 29% e 28%, respectivamente.

Os dados também apontam que a qualidade da atenção básica de Marília obteve nota média 7,69, em uma escala que vai até 10. Pouco atrás de Bauru (7,88), mas distante de São José do Rio Preto (8,57) e Presidente Prudente (9,71).

Os indicadores de saúde são avaliados a cada quatro meses, e a média ponderada dos resultados gera um “indicador sintético final”.

Esses números têm um papel crucial no Programa Previne Brasil, que define os valores de repasse de recursos do Governo Federal aos municípios com base em avaliações periódicas. O valor a ser repassado está diretamente relacionado ao desempenho no conjunto de indicadores monitorados e avaliados pelas equipes de saúde.

O SIAB integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) denominada e-SUS Atenção Primária (e-SUSAPS), que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e a melhoria dos processos de trabalho.

O Sistema de Informações em Saúde (SIS) consiste em um importante mecanismo de coleta, processamento e organização das principais informações de uma população, servindo de base para a tomada de decisões no planejamento dos serviços de saúde.

Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.

FONTE: JC MARÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *