Santa Casa de Marília recepciona médicos residentes aprovados no processo seletivo
A Santa Casa de Marília recepcionou os médicos residentes aprovados no processo seletivo da instituição no dia 1º de março. Representantes da direção do hospital e os preceptores do Programa de Residência Médica marcaram presença na solenidade, realizada no salão de reuniões.
De acordo com o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, a partir de agora começa uma nova jornada na vida profissional de cada um dos médicos residentes. “Todos sabem das dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas e os repasses minguados da Tabela SUS (Sistema Único de Saúde). Mas mesmo com os obstáculos existentes, estamos sempre buscando recursos, seja através de emendas parlamentares ou de doações da sociedade, para oferecer condições de trabalho satisfatórias para que isso seja traduzido em um atendimento de qualidade. É importante que haja integração com a equipe de enfermagem e com os colaboradores. Tenho certeza que vocês terão muito sucesso por aqui”.
O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, ressaltou o processo importante de aprendizado da Residência Médica. “Sejam muito bem-vindos. Espero que possam aproveitar ao máximo esta experiência em nossa instituição. E podem contar conosco no que precisarem”.
A diretora técnica do hospital, Ismênia Torres, lembrou que os médicos residentes devem ver a instituição como uma “casa” deles. “Como toda casa quero que aqui vocês se sintam bem, mas também espero de vocês o máximo de humanização e respeito ao próximo. Estaremos juntos em todos os momentos”.
Coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica) da Santa Casa de Marília, o médico Valdeir Fagundes de Queiroz, lembrou da trajetória do Programa de Residência Médica na unidade hospitalar filantrópica mariliense, com mais de 50 anos trabalhando na formação de especialistas. “Será uma grande oportunidade para vocês aperfeiçoarem a parte prática. Estudem, aproveitem o conhecimento dos preceptores. Podem ter certeza que será uma experiência diferenciada e enriquecedora”.
O diretor clínico do hospital, Luiz Antônio de Moraes, disse que esta nova etapa na vida destes profissionais da medicina terá muitos ensinamentos técnicos. “A experiência adquirida aqui no hospital será de extrema relevância para a carreira profissional de todos vocês. Somos um time e temos que trabalhar de forma integrada. Se um ajudar o outro seremos mais fortes. Dois é sempre mais que um”.
Após serem recebidos pela Direção da Santa Casa de Marília, os médicos residentes participaram do processo de integração, com a apresentação de diversos setores do hospital pelos coordenadores e representantes das respectivas áreas.
Vale lembrar que os cursos do Programa de Residência da Santa Casa de Marília, nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Medicina Intensiva e Ortopedia e Traumatologia são credenciados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica)/MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Os programas de formação de especialistas da Santa Casa atraem médicos graduados de todo o Brasil. Parte destes profissionais tem se estabelecido em Marília e região, contribuindo para o avanço da medicina (ensino, pesquisa e assistência).