Janela Para o JapãoNotícias

28ª Festa da Dália prossegue neste final de semana em Suzano

Realizada pela primeira vez em quatro dias, a 28ª edição da Festa da Dália prossegue neste final de semana (9 e 10), nas dependências da Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home) – instituição administrada pela Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo). Se depender dos dois primeiros dias, a festa tem tudo para ser um sucesso. Tanto no sábado como no domingo (2 e 3) o tempo ajudou e o movimento foi bastante intenso. Além de um agradável passeio em meio a muito verde, os visitantes podem apreciar as belezas do jardim da dália, considerado o maior do país. No local é possível contemplar 2 mil pés de mais de 80 variedades da flor que conferem um colorido todo especial à paisagem.

Quem aprecia a culinária japonesa vai poder se deliciar com pratos típicos da culinária japonesa, como yakisoba, motis e temakis (a cargo do Temaki da Amizade) além de muitos outros tradicionais como tempurá e karaguê e o cada vez mais presente poke. Além disso, quem preferir pode aproveitar para levar frutas, verduras e legumes diretamente do produtor a preços mais acessíveis.

Cônsul geral do Japão em SP, Toru Shimizu e consulesa
Cônsul aproveita para registrar a bela paisagem 2 mil pés

Bulbos – Há também venda de bulbos produzidos durante o ano pelos funcionários da Casa de Repouso Ipelândia Home especialmente para serem vendidos nos dias da festa.

No domingo (3), a cerimônia de abertura contou com um casal ilustre, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e a sua esposa, a consulesa Junko Shimizu. Eles aproveitaram o dia ensolarado para conhecer não só o jardim – onde tiraram muitas fotos – como também para conhecer o trabalho que é desenvolvido na Casa de Repouso Ipelândia Home, que hoje abriga 32 internos.

Diferenciais – Inaugurada em 16 de janeiro de 1983 em um antigo sítio doado pelo casal de imigrantes japoneses Uchiya na colônia Fukuhaku (bairro de Palmeiras, em Suzano) como a primeira casa de repouso pagante da comunidade nipo-brasileira, a  unidade foi totalmente reconstruída em 2002 e após uma nova reforma, em 2011, é considerada atualmente uma das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) mais modernas do país.

Conta com uma equipe de médicos e enfermeiros que falam o idioma japonês e uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, fisioterapeuta, geriatra, nutricionista e terapeuta ocupacional. Outro diferencial da Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home é o cardápio baseado na culinária japonesa.

Além da Festa da Dália, a instituição também realiza anualmente a Festa do Ipê com o intuito de arrecadar recursos para a manutenção e melhorias de suas instalações.

Dedicação – Presente na abertura, o vereador Pedro Ishi destacou a importância da Festa da Dália. “Todo o fruto da arrecadação nesses quatro dias de evento será revertido para a instituição, será revertido para que as pessoas possam utilizar o Ipelândia Home. E a gente vê na dedicação de cada um que está aqui hoje, junto àqueles que estão ajudando a cozinhar, que estão ajudando a limpar e que estão ajudando a organizar o evento, além dos bazaristas, todos unidos num único ideal, que é ajudar o Ipelândia Home”, disse Pedro Ishi, que retomou sua cadeira na Câmara Municipal (atualmente se licenciou do cargo de secretário municipal para ser pré-candidato a prefeito de Suzano.

Segundo ele, a Festa da Dália é um evento que já ficou marcado na história da cidade de Suzano. “Essa Festa da Dália já está no calendário da cidade e eu não tenho dúvida que durante anos e anos nós vamos ter grandes Festas da Dália como nós estamos tendo aqui no dia de hoje”, assegurou Pedro Ishi.

Kazuo Nakada
Vice-presidente da Enkyo, Jun Suzaki
Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi
Cônsul geral do Japão discursou na abertura
Casal Ikarashi veio especialmente do Japão
Cônsul conheceu a Casa de Repouso Suzano
Prefeito, cônsul, consulesa e diretores
Apresentações de danças do Requios…
… Gueinou Doukoukai também fez parte…
… da Dália na Casa de Repouso Suzano

Conexão – Já o cônsul Toru Shimizu agradeceu o convite e lembrou que a dália é uma flor originária do México que foi levada à Europa e, em meados do século XIX, foi introduzida no Japão pelos holandeses. “As flores que hoje vemos na Casa de Repouso Suzano – Ipelândia Home, foram presenteadas pelo município de Kawanishi, da província de Yamagata, do Japão. De acordo com a linguagem das flores, ela transmite graciosidade e quando vejo as pessoas se reunindo e fortalecendo vínculos nesta festa, sinto que esta flor tão encantadora e refinada está desempenhando o seu grande papel de conectar pessoas”, destacou o cônsul, que expressou seu profundo respeito a todos os colaboradores que se empenharam e continuam se empenhando  na gestão da instituição ao longo dos anos.

Em sua última visita à Festa da Dália na condição de prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi explicou que sua presença na cerimônia “era mais do especial”. “Ano que vem deixo a Prefeitura, mas continuarei contribuindo com a cidade, com a sociedade, com o nosso país e com o nosso Estado”, disse Ashiuchi, que destacou ainda a relação criada entre o poder público e a sociedade civil através da Festa da Dália.

Apresentação do Requios Gueinou Doukoukai

Cunho social – O chefe do executivo lembrou ainda que a festa tem um cunho social – a entrada custa R$ 10,00 ou um quilo de alimento não perecível que serão doados ao Fundo de Solidariedade de Suzano – e agradeceu “todos os voluntários que todos os anos que estão aqui nas cozinhas, não parar de servir e trabalham de forma voluntária para que a gente tenha sucesso no objetivo dessa festa, que é arrecadar fundos para que esse grande orgulho da sociedade japonesa, da nossa cidade, que é a Ipelândia Home, continue com seus trabalhos”

Segundo o prefeito, a Festa da Dália é mais do que uma simples festa. “Aqui, o Ipelândia Home e toda a sociedade, principalmente a comunidade japonesa, que é muito presente na história de Suzano, formou uma grande família. E a Festa da Dália é uma oportunidade única que nós temos todos os anos de juntar essa grande família, esses grandes amigos, esses grandes parceiros voluntários para que a gente possa celebrar a amizade, o progresso e, principalmente, o respeito com aquelas pessoas que fizeram muito em nossas vidas pela sociedade e hoje se encontram aqui nessa casa e são tratados com muito carinho, com muito amor e principalmente com muita dignidade”, explicou Ashiuchi, que destacou ainda “o orgulho de poder ter uma grande comunidade nipo-brasileira, uma das maiores do nosso país, aqui na nossa cidade”.

E concluiu sua fala afirmando que “essa Festa da Dalia é um patrimônio da sociedade nipo-brasileira, é um patrimônio da cidade de Suzano”.

Gratidão – O presidente da Casa de Repouso – Ipelândia Home, Kazuo Nakada, agradeceu a presença das autoridades e lembrou que a festa está acontecendo pela primeira em quatro dias com o intuito de proporcionar mais comodidade aos visitantes. E lembrou que recentemente a instituição inaugurou um campo de gueitebol para oferecer melhor qualidade de vida aos residentes e que novas reformas devem acontecer.

Representando o presidente da Enkyo, Paulo Saita, o primeiro vice-presidente, Jun Suzaki também manifestou seu sentimento de gratidão.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione Miyanishi; o vereador Artur Takayama; os vice-presidentes da Enkyo, Eiki Shimabukuro e Akinori Sonoda;o presidente honorário, Yoshiharu Kikuchi; o presidente da Associação Cultural Suzanense, Reinaldo Katsumata, e o casal japonês Masataka Ikarashi e Kimiko, da província de Yamagata, especialistas no cultivo de dália.

Atrações – A 28ª Festa da Dália prossegue neste sábado com apresentações de danças country, com o grupo Alabama Country; de taiko, com o grupo Kien Daiko, de São Bernardo do Campo; ginástica Rizumu Taisso e a cantora Débora Iha. No domingo é a vez do coral Reiwa do Bunka de Santo André, ginástica Rizumu com Acal e Shizuoka Kenjinkai; o cantor Ricardo Nakase; dança tradicional japonesa buyou  com FujimaRyu de Suzano; dança country com Bunka de Santo André e conjunto vocal Bunka de Santo André.

As apresentações acontecem no palco principal. Noi palco 2 (na parte externa), o público pode se inscrever para participar de um animado karaokê.

Apresentação do Requios Gueinou Doukoukai
Joe Hirata foi uma das atrações do 2º dia
Fujinkai preparando os deliciosos motis
Visitantes descansam no jardim das dálias
Público acompanhou as apresentações

(Aldo Shiguti)

28ª Festa da Dália

Quando: Dias 9 e 10 de março, das 10 às 16h

Onde: Estrada do Tani, 751 – Vila Ipelândia, Suzano (SP)

Entrada: R$ 10,00 ou 1kg de alimento não perecível

Excursão

Partida: às 7h30 da Rua Fagundes, 121 (próximo à estação São Joaquim do Metrô) com retorno às 15H

Reservas e informações: 11/ 3274-6518 ou 11/96496-7712

As caravanas devem entrar em contato com a Casa de Repouso pelos telefones: 11/4742-6105 e 11/99576-4351

FONTE: NIPPON JÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *